Gestão Patrimonial: Discussão e Reflexão Sobre Situações do Cotidiano dos Servidores

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAkaboci, Carlos Alberto-
Autor(es): dc.contributor.authorDias, Andre Luis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-24T18:30:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-24T18:30:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-
identificador: dc.identifier.otherPE_Educacao_Patrimonialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921228-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional apresenta um guia formativo intitulado "Gestão Patrimonial: Discussão e Reflexão Sobre Situações do Cotidiano dos Servidores. A proposta é composta por três vídeos de microlearning que têm o objetivo de criar um ambiente de discussão que promova a reflexão e conscientização sobre o papel do patrimônio público no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O foco está em contribuir para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação, tanto docentes quanto técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), envolvidos na gestão escolar e pedagógica, transformando-os em sujeitos críticos e reflexivos, capazes de lidar com os desafios da gestão patrimonial de maneira mais consciente e autônoma. Essa compreensão é sustentada pela reflexão crítica sobre a prática, conforme argumenta Freire (2019), quando coerente, essa reflexão conduz os indivíduos a uma nova postura frente ao mundo, a uma nova práxis. É nesse processo contínuo de reflexão e ação que se constrói o saber. O produto educacional foi desenvolvido paralelamente à pesquisa de mestrado intitulada "Gestão Patrimonial: Contribuições para o Ambiente da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), do IFSP, durante o período de 2023 a 2024. A pesquisa teve como objetivo identificar os principais problemas e dificuldades de gerenciamento patrimonial no IFSP, por meio de entrevistas semiestruturadas com coordenadores de almoxarifado e patrimônio de dois campi. Com base nos dados coletados e analisados, foram definidos conteúdos para a elaboração de vídeos curtos (microlearning), resultando em materiais didáticos e adaptados à realidade do público-alvo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1855pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMicrolearningpt_BR
Título: dc.titleGestão Patrimonial: Discussão e Reflexão Sobre Situações do Cotidiano dos Servidorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional ProfEPTpt_BR
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