Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Correa, Fernando Emmi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cinthia Cunha Maradei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-22T14:12:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-22T14:12:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | APRENDER INTERAGINDO COM O GEOGEBRA: Uma proposta para o ensino de relações métricas no triângulo retângulo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921198 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho nasce da inquietação de apresentar alternativas de ensino, capazes de ajudar no desenvolvimento do pensamento computacional no educando, bem como romper com a prevalência da estrutura convencional nas aulas de matemática, caracterizada pelo ensino tradicional desse componente curricular, baseada apenas no uso de recursos didáticos como quadro e giz, e explicações puramente algébricas, ou de construções geométricas sem auxílio de materiais de desenho, ou limitado pelo conhecimento das técnicas de uso destes. Ferreira (2018) afirma que O Geogebra permite a reprodução passo a passo da construção de cada elemento dessas figuras, além da movimentação de elementos dos triângulos oferecendo uma nova visualização e permitindo a análise e constatação de padrões, de regularidades nas relações métricas entre os lados dos triângulos. Ferreira (2018, p. 14) Assim sendo, este material contém a proposta de uma sequencia didática, construída com o objetivo de favorecer a aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo, em especial do Teorema de Pitágoras, por meio do desenvolvimento de atividades no software de geometria dinâmica Geogebra. Sua organização está dividida em cinco capítulos, nos quais são apresentadas algumas ferramentas, janelas, menus e recursos disponíveis para uso no Geogebra, com destaque para aquelas que serão utilizadas nas construções propostas; sugerimos uma sequência didática que acreditamos ter potencial de atingir os objetivos iniciais deste trabalho; mostramos um resumo teórico do assunto contendo algumas demonstrações relevantes, entre elas do teorema de Pitágoras, permitindo ao aluno a formalização dos conceitos internalizados, e finalizamos com a aplicação de alguns exercícios visando fixar o assunto trabalhado. Como ponto de partida, nos apoiaremos nas ideias de Wing, e de orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para comentar sobre a importância de desenvolver o pensamento computacional no aluno. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1384 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Métricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Triângulo Retângulo | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDER INTERAGINDO COM O GEOGEBRA: Uma proposta para o ensino de relações métricas no triângulo retângulo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Prgrama de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Fernando Correa Tecnologia.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921198/1/Livro Fernando Correa Tecnologia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: