APRENDER INTERAGINDO COM O GEOGEBRA: Uma proposta para o ensino de relações métricas no triângulo retângulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorrea, Fernando Emmi-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-22T14:12:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-22T14:12:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-22-
identificador: dc.identifier.otherAPRENDER INTERAGINDO COM O GEOGEBRA: Uma proposta para o ensino de relações métricas no triângulo retângulopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921198-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho nasce da inquietação de apresentar alternativas de ensino, capazes de ajudar no desenvolvimento do pensamento computacional no educando, bem como romper com a prevalência da estrutura convencional nas aulas de matemática, caracterizada pelo ensino tradicional desse componente curricular, baseada apenas no uso de recursos didáticos como quadro e giz, e explicações puramente algébricas, ou de construções geométricas sem auxílio de materiais de desenho, ou limitado pelo conhecimento das técnicas de uso destes. Ferreira (2018) afirma que O Geogebra permite a reprodução passo a passo da construção de cada elemento dessas figuras, além da movimentação de elementos dos triângulos oferecendo uma nova visualização e permitindo a análise e constatação de padrões, de regularidades nas relações métricas entre os lados dos triângulos. Ferreira (2018, p. 14) Assim sendo, este material contém a proposta de uma sequencia didática, construída com o objetivo de favorecer a aprendizagem das relações métricas no triângulo retângulo, em especial do Teorema de Pitágoras, por meio do desenvolvimento de atividades no software de geometria dinâmica Geogebra. Sua organização está dividida em cinco capítulos, nos quais são apresentadas algumas ferramentas, janelas, menus e recursos disponíveis para uso no Geogebra, com destaque para aquelas que serão utilizadas nas construções propostas; sugerimos uma sequência didática que acreditamos ter potencial de atingir os objetivos iniciais deste trabalho; mostramos um resumo teórico do assunto contendo algumas demonstrações relevantes, entre elas do teorema de Pitágoras, permitindo ao aluno a formalização dos conceitos internalizados, e finalizamos com a aplicação de alguns exercícios visando fixar o assunto trabalhado. Como ponto de partida, nos apoiaremos nas ideias de Wing, e de orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para comentar sobre a importância de desenvolver o pensamento computacional no aluno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1384pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações Métricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTriângulo Retângulopt_BR
Título: dc.titleAPRENDER INTERAGINDO COM O GEOGEBRA: Uma proposta para o ensino de relações métricas no triângulo retângulopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrgrama de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais