Práticas de Biologia para o Ensino Básico: biologia celular, bioquímica e botânica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Niara Porto de-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, Sheila Elke Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Jeovania Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorRezende, Leandro Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-21T00:58:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-21T00:58:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
identificador: dc.identifier.otherPráticas de Biologia para o Ensino Básico: biologia celular, bioquímica e botânicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921179-
Resumo: dc.description.abstractA segunda edição da obra Práticas de Biologia para o Ensino Básico – Biologia Celular, Bioquímica e Botânica mantém o objetivo de divulgar as produções dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, produzidas durante as disciplinas de Prática Curricular para o Ensino de Biologia Celular e Bioquímica e de Prática Curricular para o Ensino de Botânica. Todos os roteiros práticos aqui descritos foram construídos em grupo, apresentados em sala de aula e estruturados de maneira a viabilizar a sua reprodução no ambiente escolar. A proposta do livro, como um produto do componente curricular, foi concebida por meio da interação dos docentes responsáveis pelas disciplinas. O propósito de gerar uma produção científica que pudesse auxiliar professores de Biologia, mediante a apresentação de roteiros de aulas práticas acessíveis, adequados à realidade das escolas e que permitissem sua execução de maneira lúdica e interativa foi a “força motriz”. Em cada capítulo, temos os nomes dos autores, acadêmicos que pesquisaram, testaram e verificaram a concordância com os conteúdos programáticos do Ensino Médio. São propostos roteiros para facilitar a compreensão da teoria estudada. Há indicações de práticas que vão desde o conhecimento da organização das células eucariontes, ciclo celular, experimentos de ciências forenses no ensino da bioquímica e o estudo de células e estruturas vegetais. Na última seção do livro são apresentadas propostas de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a partir de um tema, relacionado ao estudo das biomoléculas. Desejamos ao(a) professor(a) momentos de leitura prazerosa e apoio no preparo e desenvolvimento das práticas no intuito de tornar o ensino ciências um estímulo na descoberta de futuros pesquisadores. Aos(as) alunos(as) desejamos que o material favoreça o aprendizado e a geração de memórias duradouras do que foi aprendido. ISBN 978-65-5388-282-9 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-282-9pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiologia celularpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBioquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBotânicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de Biologiapt_BR
Título: dc.titlePráticas de Biologia para o Ensino Básico: biologia celular, bioquímica e botânicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Práticas de Biologia para o Ensino Básico.pdfA proposta do livro, como um produto do componente curricular, foi concebida por meio da interação dos docentes responsáveis pelas disciplinas. O propósito de gerar uma produção científica que pudesse auxiliar professores de Biologia, mediante a apresentação de roteiros de aulas práticas acessíveis, adequados à realidade das escolas e que permitissem sua execução de maneira lúdica e interativa foi a “força motriz”.10,76 MBAdobe PDF/bitstream/capes/921179/1/Práticas de Biologia para o Ensino Básico.pdfDownload