Construção de E-book como Arquitetura Pedagógica a respeito do protótipo Matilda para formação e ensino de professores junto a estudantes com Altas Habilidades e Superdotação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFONSECA, Mariana-
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, Jacqueline de Faria Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-21T18:06:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-21T18:06:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-
identificador: dc.identifier.otherApresentação PPT VIÇOSA FINALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921169-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, realizada como projeto para o programa stricto sensu da Área de Ensino do Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI), é baseada no filme protótipo Matilda (1996). Ela se propõe auxiliar educadores no trabalho com o cinema para estudantes AH/SD. A proposta desenvolve a consciência social, a experiência cultural e estética e a empatia, dando acesso a um aprendizado diverso, por meio de uma Arquitetura Pedagógica específica (BEHAR, 2009), selecionando o cinema como recurso metodológico deleuzeano (DELEUZE, 1985) explicado pela narrativa fantástica de I. Bessière (BESSIÈRE, 1974). A partir do protótipo Matilda (1996), criaremos um e-book com estratégias aos docentes por meio de um questionário, via Google Forms. Os dados obtidos nos questionários, assim como os resultados das experiências adquiridas nos seminários e congressos (ANPAE-Rio / XIII SICEA - Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras, em ViçosaMG), onde o projeto foi aplicado, servirão de estrutura à análise das diferentes abordagens dos educadores nesse exercício pedagógico junto a alunos AH/SD. A justificativa se faz pela necessidade de investimentos em práticas pedagógicas inclusivas, sensíveis às necessidades específicas dos sujeitos com AH/SD. Os resultados traduzidos em e-book serão disponibilizados como estratégias pedagógicas pela plataforma Galileu Galilei (https://projetogalileugalilei. wordpress.com/) para uso estimulante de sujeitos com AH/SD, no processo de ensino e inclusão em espaços educacionais regulares.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePPTpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; Arquitetura Pedagógica; Cinema; Altas habilidades e Superdotação; Formação de Professores.pt_BR
Título: dc.titleConstrução de E-book como Arquitetura Pedagógica a respeito do protótipo Matilda para formação e ensino de professores junto a estudantes com Altas Habilidades e Superdotaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinenão se aplicapt_BR
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons