O lugar da Sociologia nos currículos paulistas entre 1986 e 2023

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Câmpus de Maríliapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJUNIOR, Nivaldo Bonora de Farias Junior-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-14T19:45:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-14T19:45:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-14-
identificador: dc.identifier.otherTCC_Nivaldo_Bonora_de_Farias_Junior_dissertacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921060-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a trajetória da Sociologia nos currículos da educação básica no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1980 a 2023. O estudo tem como objetivo compreender como a Sociologia foi integrada e modificada nos currículos paulistas, considerando aspectos pedagógicos e políticos. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa, que inclui análise documental de políticas educacionais e propostas curriculares, como as da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), São Paulo Faz Escola (SPFE), e Currículo em Ação, além de documentos nacionais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares Nacionais (OCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa também revisa publicações acadêmicas relevantes, como teses e artigos científicos, para contextualizar as mudanças observadas. A análise se baseia no materialismo histórico-dialético, permitindo avaliar a influência de fatores políticos, econômicos e sociais sobre a disciplina. O estudo revela diferentes fases de inclusão e desmobilização da Sociologia, desde as primeiras tentativas de sua implementação, passando pela obrigatoriedade estabelecida pela Lei Federal n. 11.684/2008, até as recentes mudanças trazidas pela reforma do ensino médio e a BNCC. Conclui-se que o lugar da Sociologia no currículo paulista reflete um processo dinâmico, influenciado por diversos fatores históricos, políticos e pedagógicos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8811 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos paulistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia no ensino médiopt_BR
Título: dc.titleO lugar da Sociologia nos currículos paulistas entre 1986 e 2023pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineNãopt_BR
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