UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O APLICATIVO TELEGRAM À PRÁTICAPEDAGÓGICA DO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NO CEDUP GUARAMIRIM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinense - IFCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Eduardo da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Eder Aparecido de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-09T20:03:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-09T20:03:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-24-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL - SEQUÊNCIA DIDÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920975-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional organizado no formato de uma sequência didática materializou-se pelo envolvimento do aplicativo Telegram à prática pedagógica da turma de Técnico em Administração no Centro de Educação Profissional de Guaramirim. O documento de estudo foi desenvolvido para os discentes do CEDUP Guaramirim, o qual foi construído baseando-se na estrutura curricular de empreendedorismo, nos conhecimentos prévios dos aprendizes acerca dos instrumentos pedagógicos e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), especialmente o Telegram, assim como coletou-se, inclusive, os desafios docentes para planejar e executar a prática pedagógica envolvendo o Telegram. A partir disso, organizou-se às etapas com objetivo de analisar os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática envolvendo o Telegram à prática pedagógica sob a perspectiva da aprendizagem significativa. Assim, este produto educacional denominado “Uma Sequência Didática envolvendo o Aplicativo Telegram à Prática Pedagógica do Técnico em Administração no CEDUP GUARAMIRIM”, desenvolvida por mim, Eduardo da Silva Silveira e orientado pelo professor Eder Aparecido de Carvalho. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica", integrante do macroprojeto “Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. Ainda, ressalta-se a importância de construir o referido produto sob a abordagem teórica de Zabala, categorizado pelos conteúdos, procedimentos e atitudes relevantes para uma Educação Profissional Tecnológica no Século XXI, em que as relações com as TDIC envolvendo o aplicativo Telegram à prática pedagógica contribuiram para uma aprendizagem democrática, autonomia, criativa e significativa.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais da Informação e comunicação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTelegram.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa.pt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O APLICATIVO TELEGRAM À PRÁTICAPEDAGÓGICA DO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NO CEDUP GUARAMIRIMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons