Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense - IFC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira, Eduardo da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Eder Aparecido de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-09T20:03:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-09T20:03:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL - SEQUÊNCIA DIDÁTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920975 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional organizado no formato de uma sequência didática materializou-se pelo envolvimento do aplicativo Telegram à prática pedagógica da turma de Técnico em Administração no Centro de Educação Profissional de Guaramirim. O documento de estudo foi desenvolvido para os discentes do CEDUP Guaramirim, o qual foi construído baseando-se na estrutura curricular de empreendedorismo, nos conhecimentos prévios dos aprendizes acerca dos instrumentos pedagógicos e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), especialmente o Telegram, assim como coletou-se, inclusive, os desafios docentes para planejar e executar a prática pedagógica envolvendo o Telegram. A partir disso, organizou-se às etapas com objetivo de analisar os possíveis impactos da aplicação de uma sequência didática envolvendo o Telegram à prática pedagógica sob a perspectiva da aprendizagem significativa. Assim, este produto educacional denominado “Uma Sequência Didática envolvendo o Aplicativo Telegram à Prática Pedagógica do Técnico em Administração no CEDUP GUARAMIRIM”, desenvolvida por mim, Eduardo da Silva Silveira e orientado pelo professor Eder Aparecido de Carvalho. A pesquisa está vinculada à linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica", integrante do macroprojeto “Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica” do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. Ainda, ressalta-se a importância de construir o referido produto sob a abordagem teórica de Zabala, categorizado pelos conteúdos, procedimentos e atitudes relevantes para uma Educação Profissional Tecnológica no Século XXI, em que as relações com as TDIC envolvendo o aplicativo Telegram à prática pedagógica contribuiram para uma aprendizagem democrática, autonomia, criativa e significativa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais da Informação e comunicação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Telegram. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa. | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O APLICATIVO TELEGRAM À PRÁTICAPEDAGÓGICA DO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NO CEDUP GUARAMIRIM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL - SEQUÊNCIA DIDÁTICA.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/920975/2/PRODUTO EDUCACIONAL - SEQUÊNCIA DIDÁTICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons