
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Isabela Monteiro Nicolau de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Morato, Henriette Tognetti Penha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-08T22:15:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-08T22:15:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Roda de conversa_Produto Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920943 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é fruto do trabalho de pesquisa realizado no Mestrado Profissional Interdisciplinar em Saúde da Universidade de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo compreender como os usuários de uma enfermaria psiquiátrica percebem sua participação em seu cuidado em saúde mental. Para isso, foram realizados registros e reflexões em diário de bordo feitos pela pesquisadora durante sua permanência no serviço de saúde e realizadas entre-vistas com os usuários internados nesta mesma enfermaria. A partir destas ações cartográficas clínicas, foi possível identificar que a compreensão de crise em saúde mental pelos profissionais de saúde era determinante na forma como se relacionavam e escutavam os usuários. Quando mais próximos à atenção psicossocial e ao trabalho interprofissional, abriase a possibilidade de oferecer uma escuta oportuna. Assim, possibilitar a construção de um cuidado compartilhado entre profissionais e usuários. Por outro lado, o contexto hospitalocêntrico, a precarização das condições de trabalho e a desarticulação da equipe de saúde se apresentaram como barreiras na elaboração dos PTSs e dificultadores no cuidado dos usuários. Assim, é proposto como produto educacional a realização de algumas rodas de conversa com os profissionais da enfermaria sobre a forma como estão escutando os usuários, considerando a compreensão de crise a partir das premissas da atenção psicossocial. Dessa forma, busca-se evitar a reprodução de condutas manicomiais perpetuadas e a possibilidade de construir um PTS digno junto ao usuário e a seus familiares. Nestes encontros dialogados, serão propostas discussões em torno da compreensão do que é crise em saúde mental, o que é cuidado e como construir um PTS enquanto escuta oportuna e a importância do trabalho interprofissional. A partir dessas trocas, será avaliada a possibilidade de expandir tal proposta de intervenção para os residentes e o restante da equipe de profissionais dos outros serviços do CAISM e da rede de atenção à saúde. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 58 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente em saúde | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Rodas de conversa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Crise | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Escuta | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Usuários | pt_BR |
| Título: dc.title | A participação do usuário em seu cuidado em saúde mental pela perspectiva de uma trabalhadora da saúde | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Roda de conversa_Produto Educacional.pdf | 56,18 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/920943/2/Roda de conversa_Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons