Propostas pedagógicas na temática sexualidade a partir de um seminário formativo

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Jésus Gomes de.-
Autor(es): dc.contributor.authorCastor, Kátia Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-08T18:25:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-08T18:25:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-13-
identificador: dc.identifier.otherPropostas pedagógicas na temática sexualidade a partir de um seminário formativopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920933-
Resumo: dc.description.abstractA sexualidade tem sido marcada por estereótipos e dominações impostas pelas relações de poder e sua presença nos espaços escolares, por isso tem evidenciado a necessidade urgente de debates. Refletir sobre à sexualidade no ambiente escolar é um caminho que pode minimizar padrões hegemônicos que empregam a desigualdade imposta pelas relações de poder. A partir dessa reflexão, esta investigação tem como objetivo desenvolver um processo formativo que problematize a temática de sexualidade no espaço escolar, capacitando professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental II ao debate em suas práticas educativas. Orientada pela abordagem metodológica da pesquisa-ação, de natureza qualitativa, inspirada nos conceitos de Thiollent (2009), a pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Narciso Araujo”, situada na sede do município de Itapemirim – ES, envolvendo professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Serviram como instrumentos de produção de dados: entrevistas, questionários e Grupo Focal, realizados com os participantes da investigação. As discussões teóricas encontraram sustentação nas reflexões dos fundamentos acerca da sexualidade e da educação, no conceito da relação de poder e sexualidades na perspectiva de Foucault (1985;1988;1998;2004), e da sexualidade no espaço escolar, a partir de Louro (1992;1997;2003;2010). No decorrer da investigação foi elaborado um processo formativo, em formato de seminário, com cinco encontros, estruturados e desenvolvidos entorno dos conceitos de sexualidade e suas implicações no desenvolvimento escolar dos estudantes. O potencial inovador desta pesquisa se insere no campo das (des)construções hegemônicas da sexualidade no espaço escolar, promovendo debates que possam encorajar os docentes ao trabalho da temática em suas práticas educativas. O produto educacional contempla as orientações da área de Ensino da CAPES/MEC (Área 46) e se enquadra como Guia didático contendo o curso de formação profissional, do tipo Seminário e propostas de atividades para serem aplicadas, ele materializado no formato de um livreto, contendo os encontros, as discussões teóricas e práticas desenvolvidas no decorrer da investigação e a atividades realizadas. As análises relativas aos dados produzidos no desenvolvimento do seminário apontaram que as reflexões realizadas colaboraram para que os debates e as práticas educativas proporcionassem o desenvolvimento de uma consciência crítica e de práticas pautadas no respeito à diversidade e aos direitos humanos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações de Poderpt_BR
Título: dc.titlePropostas pedagógicas na temática sexualidade a partir de um seminário formativopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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