Meu caro, UBUNTU, “Tudo que nóis tem é nóis!”: uma metodologia transgressora e antirracista no Ensino de História em Cachoeira – Ba.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONTEIRO, Emerson do Rosário,-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-07T13:46:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-07T13:46:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherMeu caro, UBUNTU, “Tudo que nóis tem é nóis!”: uma metodologia transgressora e antirracista no Ensino de História em Cachoeira – Ba.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920902-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação, vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), analisa a criação e o desenvolvimento do grupo de estudos Ubuntu, voltado para a educação das relações étnico-raciais no Ensino Médio. O objetivo é investigar se esse grupo configura uma metodologia antirracista e transgressora no ensino de história. Utilizando uma abordagem decolonial, fundamentada em autores como Silvio Almeida, Nilma Lino Gomes e bell hooks, o estudo examina o currículo eurocêntrico tradicional e propõe práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa foi realizada no Colégio Simonton, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, envolvendo estudantes de três séries do Ensino Médio, entre 2021 e 2022. A análise baseia-se em documentos como diários de bordo, formulários e, principalmente, cartas dos estudantes, que relataram como foram afetados pela experiência. O grupo proporcionou um espaço de reflexão e aquilombamento, incentivando o reconhecimento de identidades raciais e o enfrentamento do racismo estrutural. Como produto, a dissertação propõe uma metodologia de ensino antirracista que pode ser aplicada em escolas, contribuindo para a ampliação do debate sobre educação transformadora e equitativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Cachoeira – Ba; Relações Étnico-raciais; Educação antirracista; Metodologia Decolonial; Lei 10.639/2003.pt_BR
Título: dc.titleMeu caro, UBUNTU, “Tudo que nóis tem é nóis!”: uma metodologia transgressora e antirracista no Ensino de História em Cachoeira – Ba.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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