O MUSEU VAI À SALA DE AULA: MUSEU VIRTUAL COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uernpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Ana Paulo de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-06T14:40:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-06T14:40:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-25-
identificador: dc.identifier.otherAna Paula de Oliveira Gomespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920897-
Resumo: dc.description.abstractO tema sobre utilização das novas tecnologias educacionais em sala de aula não é recente, porém nos últimos anos, professores, secretarias municipais e estaduais de educação se voltaram com o objetivo de inserir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC’s) no contexto escolar em decorrência, especialmente, do período pandêmico (2020-2021), onde tiveram que modificar a oferta de ensino presencial para a modalidade de ensino remoto. Partindo então desta realidade, objetivamos discutir e compreender as possibilidades de utilização dos museus virtuais como fontes ao ensino de História no ensino fundamental II. Para tal, selecionamos a exposição virtual - Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, do museu Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no sentido de analisar o uso deste ambiente virtual para o ensino de História. A pesquisa está amparada nas análises de Guimarães (2014), Pereira (2009) e Ramos (2020), no que diz respeito ao estudo sobre museus, entendido aqui como: “um espaço para recriação da memória e reinterpretação do tempo, da cultura e da história”. O conceito de museu virtual ancorado nos trabalhos de: Piacente (1996), Oliveira (2002) e Arruda (2011) apontam como um espaço que possibilita interações múltiplas entre o patrimônio e seus visitantes através deste espaço virtual paralelo, que podem possibilitar uma democratização no acesso de crianças e jovens, que muitas vezes são impossibilitados de acessar estes aparatos por conta das diversas barreiras impostas como: falta de condições financeiras, transporte, logística e distância física entre a escola e o museu. Nesse sentido, buscamos com este trabalho analisar, a partir dos aspectos levantados na visita virtual a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, possibilidades educativas que o professor de História pode construir com seus alunos na mediação de reflexões a respeito de aprendizagens sobre temporalidades que os bens culturais virtualizados podem expressar a partir das percepções do uso social dos objetos museais e seus simbolismos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13,7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseu Virtualpt_BR
Título: dc.titleO MUSEU VAI À SALA DE AULA: MUSEU VIRTUAL COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação/Tesept_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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