Construção de polígonos regulares com o Scratch

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFolha, Abigail Silva Duarte-
Autor(es): dc.contributorGrajales, Viviana Lorena Vargas-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sally Andria Vieira da-
Autor(es): dc.contributorFolha, Abigail Silva Duarte-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Jefferson Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920859-
Descrição: dc.descriptionQuando se trata do ensino de geometria, muitas vezes os alunos tem dificuldades em identificar figuras geométricas, sem saber como identificar cada uma delas. Quantas vezes professores já se viram em uma situação onde o aluno responde algo como: “Isso não é um losango, sim um quadrado”, ou quando o quadrado está rotacionado “Ah, isso não é um quadrado é um losango”. Este trabalho visa, por meio da tecnologia, trazer o interesse dos alunos `a geometria para que eles, de forma ativa, aprendam conceitos como rotação, translação, medidas de segmentos, medidas de ângulos, soma de ângulos internos e externos e, construindo polígonos regulares com Scratch, também sejam introduzidos ao mundo da programação, que ´e um conhecimento de muita relevância nos dias atuais. Apresentamos aos alunos as atividades de construção de polígonos através do Scratch, começando com o ambiente para a construção já configurado e ensinando os primeiros comandos para começarmos a construir e os alunos aderiram a proposta da atividade de maneira animadora. Essa abordagem metodológica se mostrou muito eficaz, com uma avaliação positiva dos resultados, que foram muito promissores.-
Descrição: dc.descriptionWhen it comes to teaching geometry, students very often have difficulty identifying geometric figures, without knowing how to identify each one of them. How many times have teachers found themselves in a situation where the student says something like: “That’s not a diamond (or rhombus), it’s a square”, or when the square is rotated “Ah, that’s not a square, it’s a diamond”. This work aims, through technology, to bring students’ interest in geometry so that they, actively, learn concepts such as rotation, translation, segment measurements, angle measurements, sum of interior and exterior angles and, constructing regular polygons. With Scratch, they are also introduced to the world of programming, which is a very relevant knowledge nowadays. We introduced students to polygon construction activities using Scratch, starting with the construction environment already configured and teaching the first commands to start constructing and the students embraced the activity proposal in an encouraging way. This methodological approach seemed to be very effective, with a positive evaluation of the results, which were very promising.-
Descrição: dc.description71 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolígnos regulares-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação no ensino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria com Scratch-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectPolígno-
Palavras-chave: dc.subjectRegular polygons-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry with Scratch-
Palavras-chave: dc.subjectProgramming in teaching mathematic-
Título: dc.titleConstrução de polígonos regulares com o Scratch-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.