Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Folha, Abigail Silva Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Grajales, Viviana Lorena Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Sally Andria Vieira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Folha, Abigail Silva Duarte | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Jefferson Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34531 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920859 | - |
Descrição: dc.description | Quando se trata do ensino de geometria, muitas vezes os alunos tem dificuldades em identificar figuras geométricas, sem saber como identificar cada uma delas. Quantas vezes professores já se viram em uma situação onde o aluno responde algo como: “Isso não é um losango, sim um quadrado”, ou quando o quadrado está rotacionado “Ah, isso não é um quadrado é um losango”. Este trabalho visa, por meio da tecnologia, trazer o interesse dos alunos `a geometria para que eles, de forma ativa, aprendam conceitos como rotação, translação, medidas de segmentos, medidas de ângulos, soma de ângulos internos e externos e, construindo polígonos regulares com Scratch, também sejam introduzidos ao mundo da programação, que ´e um conhecimento de muita relevância nos dias atuais. Apresentamos aos alunos as atividades de construção de polígonos através do Scratch, começando com o ambiente para a construção já configurado e ensinando os primeiros comandos para começarmos a construir e os alunos aderiram a proposta da atividade de maneira animadora. Essa abordagem metodológica se mostrou muito eficaz, com uma avaliação positiva dos resultados, que foram muito promissores. | - |
Descrição: dc.description | When it comes to teaching geometry, students very often have difficulty identifying geometric figures, without knowing how to identify each one of them. How many times have teachers found themselves in a situation where the student says something like: “That’s not a diamond (or rhombus), it’s a square”, or when the square is rotated “Ah, that’s not a square, it’s a diamond”. This work aims, through technology, to bring students’ interest in geometry so that they, actively, learn concepts such as rotation, translation, segment measurements, angle measurements, sum of interior and exterior angles and, constructing regular polygons. With Scratch, they are also introduced to the world of programming, which is a very relevant knowledge nowadays. We introduced students to polygon construction activities using Scratch, starting with the construction environment already configured and teaching the first commands to start constructing and the students embraced the activity proposal in an encouraging way. This methodological approach seemed to be very effective, with a positive evaluation of the results, which were very promising. | - |
Descrição: dc.description | 71 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polígnos regulares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação no ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria com Scratch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polígno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regular polygons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry with Scratch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programming in teaching mathematic | - |
Título: dc.title | Construção de polígonos regulares com o Scratch | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: