Cartografias participativas no ensino de geografia: proposta de um etnoatlas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Eunice-
Autor(es): dc.creatorFrancisco, Raisa-
Autor(es): dc.creatorRichter, Monika-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920858-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa se desenvolveu junto à Escola Municipal Áurea Pires da Gama, localizada no Quilombos Santa Rita do Bracui (Angra dos Reis). A análise encaminhou-se em duas direções: uma da ordem da valorização dos conhecimentos tradicionais – Etnoconhecimento espacial– e outra a das questões relacionadas a uma educação diferenciada com enfoque na educação quilombola. Para tanto propôs-se a elaboração de um etnoatlas geográfico participativo mediante o uso de metodologias para apreensão e registro das práticas espaciais e conhecimentos da comunidade a fim de estabelecer bases para a análise e divulgação da comunidade alvo. O mapeamento participativo se apresentou interessante nesse contexto como um meio de registrar práticas e representações sócio-espaciais autodeclaradas.-
Descrição: dc.descriptionThe research was carried out at the Áurea Pires da Gama Municipal School, located in Quilombos Santa Rita do Bracui (Angra dos Reis). The analysis went in two directions: one in the order of valuing traditional knowledge – Spatial Ethnoknowledge – and the other on issues related to a differentiated education with a focus on quilombola education. To this end, it was proposed to create a participatory geographic ethnoatlas using methodologies for capturing and recording the spatial practices and knowledge of the community in order to establish bases for the analysis and dissemination of the target community. Participatory mapping was interesting in this context as a means of recording self-declared socio-spatial practices and representations.-
Formato: dc.format20 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQuilombola-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Título: dc.titleCartografias participativas no ensino de geografia: proposta de um etnoatlas-
Título: dc.titleParticipatory cartographies in geography teaching: proposal for an ethnoatlas-
Tipo de arquivo: dc.typeRelatório-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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