Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Eunice | - |
Autor(es): dc.creator | Francisco, Raisa | - |
Autor(es): dc.creator | Richter, Monika | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34734 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920858 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa se desenvolveu junto à Escola Municipal Áurea Pires da Gama, localizada no Quilombos Santa Rita do Bracui (Angra dos Reis). A análise encaminhou-se em duas direções: uma da ordem da valorização dos conhecimentos tradicionais – Etnoconhecimento espacial– e outra a das questões relacionadas a uma educação diferenciada com enfoque na educação quilombola. Para tanto propôs-se a elaboração de um etnoatlas geográfico participativo mediante o uso de metodologias para apreensão e registro das práticas espaciais e conhecimentos da comunidade a fim de estabelecer bases para a análise e divulgação da comunidade alvo. O mapeamento participativo se apresentou interessante nesse contexto como um meio de registrar práticas e representações sócio-espaciais autodeclaradas. | - |
Descrição: dc.description | The research was carried out at the Áurea Pires da Gama Municipal School, located in Quilombos Santa Rita do Bracui (Angra dos Reis). The analysis went in two directions: one in the order of valuing traditional knowledge – Spatial Ethnoknowledge – and the other on issues related to a differentiated education with a focus on quilombola education. To this end, it was proposed to create a participatory geographic ethnoatlas using methodologies for capturing and recording the spatial practices and knowledge of the community in order to establish bases for the analysis and dissemination of the target community. Participatory mapping was interesting in this context as a means of recording self-declared socio-spatial practices and representations. | - |
Formato: dc.format | 20 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quilombola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Título: dc.title | Cartografias participativas no ensino de geografia: proposta de um etnoatlas | - |
Título: dc.title | Participatory cartographies in geography teaching: proposal for an ethnoatlas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Relatório | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: