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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lobão, Ronaldo Joaquim da Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2091620133651502 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Lenin dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6473783273255196 | - |
Autor(es): dc.contributor | Baptista, Bárbara Gomes Lupetti | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6684240224402695 | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Carla Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34968 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920845 | - |
Descrição: dc.description | O direito à educação tem como objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa, assim como também seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo discutir a manutenção do acesso à Educação, um Direito Fundamental, no cenário de pandemia do COVID 19, bem como dialogar acerca dos desafios postos à educação básica frente aos impactos causados pela pandemia de COVID -19 e discutir a atuação de docentes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro acerca de suas performances no ensino remoto,buscando analisar como compreenderam, reconheceram e se adaptaram a nova modalidade de ensino. Com a finalidade de pesquisar sobre a situação da educação brasileira, foi realizado um estudo quanti-qualitativo com cinco docentes de uma escola estadual, que lecionaram suas disciplinas remotamente no período em que perdurou o ensino remoto aos educandos na rede estadual do Rio de Janeiro. Os resultados apontaram que os docentes embora em sua maioria possuíssem alguma habilidade digital, consideraram a experiência remoto ineficaz para o processo de ensino e aprendizagem, assim como relataram que houve uma baixa adesão discente à nova modalidade. Os docentes também acreditam que a falta de recursos tecnológicos e a falta de apoio familiar contribuíram para tal cenário. A educação deve ser tratada como um processo de evolução do sujeito, uma vez que ela proporciona por meio do aprendizado a realização de contribuições políticas que efetivem melhorias da condição humana. Desta forma, discutir como as alterações sociais que influenciaram diretamente a vida de educadores e educandos interferiram no acesso à educação no Estado do Rio de Janeiro, se faz necessário, uma vez que promover a qualidade educacional no país, é o mesmo que buscar promover o crescimento da sociedade e a redução das desigualdades. | - |
Descrição: dc.description | The right to education aims at the full development of the person, as well as their preparation for the exercise of citizenship and their qualification for work. In this context, this research aims to discuss the maintenance of access to Education, a Fundamental Right, in the COVID 19 pandemic scenario, as well as to discuss the challenges posed to basic education in the face of the impacts caused by the COVID -19 pandemic and discuss the performance of teachers from the state education network in Rio de Janeiro about their performances in remote teaching, seeking to analyze how they understood, recognized and adapted to the new teaching modality. In order to research the situation of Brazilian education, a quantitative-qualitative study was carried out with five teachers from a state school, who taught their subjects remotely during the period in which remote teaching lasted for students in the state network of Rio de Janeiro. The results showed that the teachers, although most of them had some digital skills, considered the remote experience ineffective for the teachingand learning process, as well as reporting that there was a low student adherence to the new modality. Teachers also believe that the lack of technological resources and the lack of family support contributed to this scenario. Education must be treated as a process of evolution of the subject, since it provides, through learning, the realization of political contributions that effect improvements in the human condition. In this way, discussing how the social changes that directlyinfluenced the lives of educators and students interfered in the access to education in the State of Rio de Janeiro, it is necessary, since promoting educational quality in the country is the same asseeking to promote growth of society and the reduction of inequalities. | - |
Descrição: dc.description | 49 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | direito à educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | direitos fundamentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpo docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | right to education | - |
Palavras-chave: dc.subject | pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | fundamental rights | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching | - |
Título: dc.title | A educação como direito fundamental em tempos de pandemia: um estudo de caso com docentes no Estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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