A intervenção visual estilística em adaptações cinematográficas de histórias em quadrinhos: convergências de linguagem em "Homem-Aranha: no Aranhaverso"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinna, Daniel Moreira de Sousa-
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorMartins, India Mara-
Autor(es): dc.creatorQueiroz, Carlos Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35078-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920837-
Descrição: dc.descriptionA arte sequencial se propõe a traçar narrativas de forma visual, a partir de um léxico muito próprio de signos e de contratos estipulados com o seu leitor. Servem de complemento às imagens as palavras, sempre encapsuladas em convenções visuais também dotadas de sentido, a abstração sonora – representada de forma visual no meio a partir de balões de falas, caixas de narração e onomatopéias estilizadas – e, especialmente, a fruição de movimento completo dos personagens a partir da elipse entre os quadros. O presente trabalho se propõe a analisar a importação de tais recursos da gramática da arte sequencial pelo cinema, em especial os filmes adaptados de histórias em quadrinhos, como intervenção visual estilística. A partir do estudo de “Homem-Aranha: no Aranhaverso” (Spiderman: into the spiderverse, 2018, dir. Peter Ramsey, Bob Persichetti, Rodney Rothman, EUA, 116 min.), filme notório pela aplicação de elementos dos quadrinhos em sua forma, o trabalho procura entender e estipular as possibilidades de construção de sentido fílmico criadas por tais convergências de linguagens.-
Descrição: dc.descriptionThe sequential art aims to tell stories in a visual form through it’s own lexicon of signs and contracts with the reader. Are auxiliary to the images the words, often encapsulated in visual conventions also coated in meaning, the sound abstraction – represented in visual form on this medium by speech bubbles, narration boxes and stylized onomatopoeias – and, especially, the fruition of complete character movement through the ellipses in between panels. This research aims to analyze the importation of said grammatical resources of the sequential art by film, particularly film adaptations of comic books, as a visual stylistic intervention. Via the study of “Spiderman: into the spiderverse” (2018, dir. Peter Ramsey, Bob Persichetti, Rodney Rothman, EUA, 116 min.), a movie that is notorious for its application of comic book elements in its form, the research looks to understand and stipulate the possibilities of filmic meaning and construction created by said language convergence.-
Descrição: dc.description91 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectArte sequencial-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem Cinematográfica-
Palavras-chave: dc.subjectAnimação (Cinematografia)-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem cinematográfica-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectSequential art-
Palavras-chave: dc.subjectAnimation-
Palavras-chave: dc.subjectFilm language-
Título: dc.titleA intervenção visual estilística em adaptações cinematográficas de histórias em quadrinhos: convergências de linguagem em "Homem-Aranha: no Aranhaverso"-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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