Materiais manipuláveis para o ensino da Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorMoulin, Adenir Pereira De Araújo-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Sérgio Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35708-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920830-
Descrição: dc.descriptionAs dificuldades observadas na Educação Básica nos alunos em sala de aula na compreensão das relações métricas do triângulo retângulo, nas razões trigonométricas de seno, cosseno e tangente e na utilização do círculo trigonométrico foram preponderantes para a escolha do tema desta monografia. Este trabalho tem como objetivo propor o uso de Materiais Didáticos Manipuláveis no processo de ensino-aprendizagem nesta área da Matemática com o intuito de proporcionar ao aluno, a partir da manipulação, construção de conceitos matemáticos. Com o foco na Trigonometria, busca-se primeiro garantir um entendimento das relações métricas a partir da semelhança de triângulos retângulos fazendo uso de materiais didáticos para a construção das relações entre os catetos e a hipotenusa. De posse desse conhecimento, serão feitas as razões trigonométricas dos ângulos notáveis e por fim as exposições dessas razões no Círculo Trigonométrico. Pretende, também, neste trabalho mostrar a necessidade do uso dos Materiais Didáticos e o comprometimento do professor para auxiliar o aluno na compreensão dos conceitos métricos e trigonométricos abordados nesta área da Matemática.-
Descrição: dc.descriptionThe difficulties observed in Basic Education among students in the classroom in understanding the metric relationships of the right triangle, the trigonometric ratios of sine, cosine and tangent and the use of trigonometric circle were preponderant in choosing the theme of this monography. This work aims to propose the use of Manipulable Teaching Materials in the teaching-learning process in this area of Mathematics with the aim of providing the student, through manipulation, with the construction of mathematical concepts. With a focus on Trigonometry, we first seek to ensure an understanding of metric relationships based on the similarity of right triangles, using materials to construct relationships between the legs and the hypotenuse. With this knowledge, the trigonometric ratios of the notable angles will be made and finally the exposure of these ratios on the Trigonometric Circle. This work also aims to show the need to use Teaching Materials and the teacher’s commitment to help the student understand the metric and trigonometric concepts covered in this area of Mathematics.-
Descrição: dc.description64 f,-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometria-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais Manipuláveis-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectBasic Education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometry-
Palavras-chave: dc.subjectManipulable Materials-
Título: dc.titleMateriais manipuláveis para o ensino da Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.