Documentário e memória: uma análise de Orestes (Rodrigo Siqueira, 2015) e Torre das Donzelas (Susanna Lira, 2018)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCardenuto Filho, Reinaldo-
Autor(es): dc.contributorSeliprandy, Fernando-
Autor(es): dc.contributorNúñez, Fabián Rodrigo Magioli-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ilana Paula Ivanicska da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35210-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920828-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca investigar o modo em que a memória coletiva se apresenta no documentário brasileiro e na dramaturgia audiovisual em geral, tendo como base de análise os longas metragens documentais Torre das Donzelas (Susanna Lira, 2018) e Orestes (Rodrigo Siqueira, 2015). Dessa forma, o texto evidencia o contexto histórico da Ditadura Militar brasileira que está presente nessas duas obras, para que desse modo se estabeleça uma reflexão sobre as heranças traumáticas transmitidas de geração em geração. A monografia investiga, então, como essas heranças se mostram presentes na contemporaneidade latinoamericana e como são geradas por episódios de violência em comum, tendo o enfoque principal na realidade do Brasil. Enfim, explora também as diferenças e semelhanças entre as expressões estéticas e abordagens temáticas de ambos os filmes.-
Descrição: dc.descriptionThis work seeks to investigate the way in which collective memory is presented in brazilian documentaries and in dramaturgy in general, taking for analysis the documentary films Torre das Donzelas (Susanna Lira, 2018) and Orestes (Rodrigo Siqueira, 2015). Therefore, the paper highlights the historical context of the Brazilian Military Dictatorship that is present in these two films, so that a debate can be established on the traumatic heritage that is passed down from generation to generation. In this way, it investigates how these legacies are present in contemporary Latin America and how they are generated by episodes of shared violence, mainly focusing on the reality of Brazil. Finally, it also explores the differences and similarities between the thematic approaches and visual aesthetics of both documentaries.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectMemória Audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Militar-
Palavras-chave: dc.subjectMemória Intergeracional-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário (Cinema)-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura militar-
Palavras-chave: dc.subjectMemória coletiva-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual memory-
Palavras-chave: dc.subjectFilm-
Palavras-chave: dc.subjectMilitary dictatorship-
Palavras-chave: dc.subjectIntergenerational memory-
Título: dc.titleDocumentário e memória: uma análise de Orestes (Rodrigo Siqueira, 2015) e Torre das Donzelas (Susanna Lira, 2018)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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