Ensino médio integral e integrado à educação profissional na rede SEEDUC/RJ: mediações e contradições na formação dos trabalhadores (2008-2021)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCiavatta, Maria-
Autor(es): dc.contributorFerretti, Celso João-
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline-
Autor(es): dc.contributorRamos, Marise-
Autor(es): dc.contributorArgüelles, Regis-
Autor(es): dc.creatorSilva, Flávia Gonçalves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33617-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920823-
Descrição: dc.descriptionEssa tese tem como tema central o Ensino Médio Integral e Integrado, modalidade de ensino que permite ao jovem cursar o Ensino Médio de forma Integrada à Educação Profissional. E, mais especificamente, as contradições e mediações presentes na formação ofertada à classe trabalhadora fluminense. Algumas escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro têm como mediação principal a participação do empresariado na formulação, execução e financiamento de suas propostas. Por isso, o nosso objetivo geral é analisar a concepção de educação e de Ensino Médio Integral e Integrado à Educação Profissional na rede SEEDUC em associação com empresariado/instituições sociais. Percebemos que as empresas privadas as quais se associam ao Estado para ‘investir” na escola pública não o fazem como empresas, mas sim através dos seus institutos e fundações “sem fins lucrativos”. Entendemos que o materialismo histórico-dialético é a concepção adequada para a análise da realidade social contraditória em seus processos. Analisamos três escolas que ofertam o Ensino Médio Integral e Integrado à Educação Profissional com a participação de Organizações da Sociedade Civil (OSCIPs). A primeira é o Colégio Estadual José Lopes Leite, que oferta o Ensino Médio Integrado em Programação de Jogos Digitais e o Integrado em Multimídia. A OSCIP “parceira” é o Instituto Oi Futuro. A segunda escola é o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz. A escola oferta o Ensino Médio Integrado em Leite e Derivados e o Integrado em Panificação. A OSCIP ‘parceira” é o Instituto GPA. A terceira escola da pesquisa foi o Colégio Estadual Hebe Camargo, que oferta o Ensino Médio Integrado em Telecomunicações e a OSCIP “parceira” é o Instituto Claro. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: análise documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e as observações in loco das escolas. A pesquisa nos mostrou que a contradição entre formação integral e formação específica profissional técnica para o atendimento aos interesses do capital está bastante marcada nas escolas pesquisadas. Ainda, ratificou que o Ensino Médio Integral e Integrado no estado do Rio de Janeiro vem sendo ofertado de forma desigual aos seus cidadãos, de forma seletiva e direcionada aos alunos dessas escolas. A participação do empresariado, através de seus institutos e fundações, na formação escolar dos jovens se mostrou bastante vantajosa para esse setor e um importante instrumento da diferença entre as classes sociais, que organiza a sociedade e o acesso aos benefícios da riqueza social, dentre os quais a educação.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis has as its central theme Integral and Integrated High School, a teaching modality that allows young people to attend High School in an integrated manner with Professional Education. And, more specifically, the contradictions and mediations present in the training offered to the working class of Rio de Janeiro. Some schools in the Rio de Janeiro State Department of Education have mediation: the participation of business people in the formulation, execution and financing of their proposals. Therefore, our general objective is to analyze the conception of education Integral and Integrated High School with Professional Education in the SEEDUC network in association with business people/social institutions. We realize that the private companies that join the State to 'invest' in public schools do not do so as companies, but rather through their 'non-profit' institutes and foundations. We understand that historical-dialectical materialism is the appropriate conception for analyzing contradictory social reality in its processes. We analyzed three schools that offer Integral and Integrated High School Professional Education with the participation of Civil Society Organizations (OSCIPs). The first is Colégio Estadual José Lopes Leite, which offers Integrated High School in Digital Games Programming and Integrated High School in Multimedia. The “partner” OSCIP is Instituto Oi Futuro. The second school is Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz. The school offers Integrated High School in Milk and Dairy Products and Integrated in Baking. The “partner” OSCIP is the GPA Institute. The third school in the research was Colégio Estadual Hebe Camargo, which offers Integrated High School in Telecommunications and the OSCIP “partner” is Instituto Claro. The methodological procedures used were: documentary and bibliographic analysis, semi structured interviews and on-site observations of schools. The research showed us that the contradiction between comprehensive training and specific professional technical training to serve the interests of capital is quite marked in the schools researched. Furthermore, it ratified that Integral and Integrated High School in the state of Rio de Janeiro has been offered unequally to its citizens, selectively and targeted at students from these schools. The participation of the business community, through its institutes and foundations, in the educational training of young people has proven to be quite advantageous for this sector and an important instrument of difference between social classes, which organizes society and access to the benefits of social wealth, among the what education.-
Descrição: dc.description259 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integral e Integrado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectJovens trabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresariamento e privatização da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectIntegral and Integrated High School-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional Education-
Palavras-chave: dc.subjectYoung workers-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship and privatization of education-
Título: dc.titleEnsino médio integral e integrado à educação profissional na rede SEEDUC/RJ: mediações e contradições na formação dos trabalhadores (2008-2021)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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