Ser professora: intersecções entre docência, gênero, raça e classe na faculdade de Direito da UFF - Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVal, Eduardo Manuel-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0529549946800850-
Autor(es): dc.contributorMonica, Eder Fernandes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3547672971050734-
Autor(es): dc.contributorGuerra, Isabella Franco-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1216922016099990-
Autor(es): dc.creatorGoromar, Júlia de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35197-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920815-
Descrição: dc.descriptionBuscou-se investigar neste trabalho a experiência de mulheres docentes da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense em Niterói. Utilizando-se de uma metodologia interseccional, de modo a imbricar gênero, raça e classe, foram aplicados questionários on-line às professoras da graduação em Direito dessa Faculdade. A partir da relação entre trabalho produtivo e reprodutivo, foram investigados dois pontos que se relacionam com o papel do gênero feminino: a maternidade e o trabalho doméstico e de cuidado. E, também, um terceiro ponto, o desempenho de duas carreiras profissionais, uma acadêmica e outra tida como jurídica. A partir dos dados levantados, foi possível problematizar criticamente como a opressão de gênero é reproduzida na experiência da docência em direito, com o aporte teórico da sociologia do direito, da teoria da reprodução social desenvolvida por feministas materialistas, bem como da teoria feminista decolonial.-
Descrição: dc.descriptionIt was intended within this work to explore the experience of female professors of Federal Fluminense University’s Law School located at Niterói. By using an intersectional methodology in order to intersect gender, race and class, online surveys were applied to female professors of the Graduate course in Law from the referred University. Through the relation between productive and reproductive labor, two points related to female gender role were investigated: the motherhood and the domestic labor and care work. And also, a third point which is the execution of two professional careers, one academic and other understood as a law career. Based on the data collected it was possible to critically discuss how gender oppression is reproduced on the academic experience in law by using theories such as sociology of law, social reproduction theory by materialist feminists, and also decolonial feminist theory.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres docentes-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades-
Palavras-chave: dc.subjectDireito-
Palavras-chave: dc.subjectInterseccionalidade-
Palavras-chave: dc.subjectProfessora universitária-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense. Faculdade de Direito-
Palavras-chave: dc.subjectFemale professors-
Palavras-chave: dc.subjectInequalities-
Palavras-chave: dc.subjectLaw-
Palavras-chave: dc.subjectIntersectionality-
Título: dc.titleSer professora: intersecções entre docência, gênero, raça e classe na faculdade de Direito da UFF - Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.