Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Natasha Cardoso | - |
Autor(es): dc.creator | Vital, Ewertton Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34327 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920812 | - |
Descrição: dc.description | A modalidade de ensino Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) é marcada por uma longa história de lutas e resistências de pessoas que pelos motivos mais diversos não tiveram acesso ao seu direito de estudar nas etapas mais iniciais de suas trajetórias. Um alunado tão específico e, ao mesmo tempo diverso, necessita de uma abordagem adequada a si. Esta pesquisa terá como norte contextualizar o ensino de porcentagem a partir do cálculo da contribuição do INSS, na perspectiva da Educação Matemática, com foco em alunos da EJA. Buscamos responder ao seguinte problema de pesquisa: A contextualização pode ser facilitadora dos processos de ensino e de aprendizagem do cálculo de porcentagem em turma de EJA? Para isso, comentamos o histórico da modalidade até os dias atuais, apresentando também tendências que estão emergindo sobre a modalidade. Além disso, apresentamos uma proposta de atividade de Educação Financeira, com a postura voltada à proposta da Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrósio, que foi aplicada em turmas dos anos finais do ensino fundamental na modalidade EJA de uma escola pública da cidade de São Gonçalo (RJ). Os dados coletados nos proporcionaram vivenciar o nível de importância da EJA na vida de pessoas com tantos atravessamentos e lutas, mas que não abandonam o desejo pela escolaridade, resistem, persistem e lutam. A EJA oferece aconchego e esperança para muitos brasileiros que veem nela a oportunidade de reaver seu direito a um futuro melhor. | - |
Descrição: dc.description | The Education of Youth, Adults and Elderly (EJA) teaching modality is marked by a long history of struggles and resistance, from people who, for a variety of reasons, did not have access to their right to study in the earliest stages of their careers. Such a specific and at the same time diverse student population needs an approach suited to it. This research will aim to contextualize the teaching of percentages based on the calculation of the INSS contribution, from the perspective of Mathematics Education, focusing on EJA students. We seek to answer the following research problem: Can contextualization facilitate the teaching and learning processes of calculating percentages in EJA classes? To do this, we comment on the history of the sport until the present day, also presenting trends that are emerging regarding the sport. Furthermore, we present a proposal for a Financial Education activity, with an approach focused on the Ethnomathematics proposal of Ubiratan D'Ambrosio, which was applied in classes of the Final Years of Elementary School in the EJA modality of a public school in the city of “São Gonçalo (RJ). The data collected allowed us to experience the level of importance of EJA in the lives of people with so many obstacles and struggles, but who do not abandon the desire for schooling, resist, persist and fight. EJA offers comfort and hope to many Brazilians who see in it the opportunity to regain their right to a better future. | - |
Descrição: dc.description | 124 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens, Adultos e Idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education of Young People, Adults and Elderly | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial education | - |
Título: dc.title | Um futuro melhor, independente da idade. Uma abordagem de educação financeira sobre uma perspectiva etnomatemática para a educação de jovens e adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: