A educação das relações étnico-raciais nas aulas de educação física em uma escola na cidade do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3015557160976384-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6508573831557108-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9215067045507386-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Samuel Marins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34317-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920799-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo investigar como é abordado o ensino das relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro-RJ. Inicialmente foi realizado um levantamento sobre a temática central do estudo e sobre publicações que nos mostram formas como alguns professores trabalham a educação das relações étnico-raciais em suas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada a partir da observação participante das aulas de Educação Física de três turmas de ensino fundamental. Os dados coletados em registros em diários de campo e posterior análise nos permitiram compreender e verificar a presença de diferentes processos educativos que possibilitam o ensino e a valorização e das histórias e culturas indígenas, afro-brasileiras e africanas nas aulas de Educação Física, possibilitando dessa forma o cumprimento das leis 10.639/2003 e 11.645/2008.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to investigate how the teaching of ethnic-racial relations is addressed in Physical Education classes in a municipal school in the city of Rio de Janeiro-RJ. Initially a survey was done about the central theme of the study and about publications that show us how some teachers work the education of ethnic-racial relations in their Physical Education classes. The research was based on participant observation of Physical Education classes in three elementary school classes. The data collected through field diary entries and subsequent analysis allowed us to understand and verify the presence of different educational processes that enable the teaching and appreciation of indigenous, Afro-Brazilian, and African histories and cultures in Physical Education classes, thus enabling compliance with laws 10.639/2003 and 11.645/2008.-
Descrição: dc.description28 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectRelação étnico-racial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de educação física-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEthnic-racial relations-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education-
Título: dc.titleA educação das relações étnico-raciais nas aulas de educação física em uma escola na cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.