Propostas de Aulas Teórico- Práticas para o Ensino de Química em uma Escola Agrícola a Partir de Temas Geradores.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Maria Bernadete Pinto dos-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorBampi, Maria Luisa Furlin-
Autor(es): dc.creatorVillas Bôas, Bruna da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920784-
Descrição: dc.descriptionEste estudo focalizou o ensino de química em uma escola agrícola, com o objetivo de integrar o conteúdo às vivências dos alunos. Inspirada na pedagogia de Paulo Freire, a pesquisa foi conduzida na Escola Agrícola Municipal, localizada no bairro Campos Novos do município de Cabo Frio, região de remanescentes Quilombolas. A abordagem pedagógica fundamentou-se no diálogo constante entre a professora regente e alunos, a partir das concepções freirianas, promovendo a participação ativa dos estudantes. A pergunta orientadora buscou aprimorar a interlocução entre os conteúdos de Química do Ensino Médio e do Curso Técnico, fomentando um diálogo constante por meio de aulas teórico-práticas embasadas em temas geradores. A análise das respostas dos alunos ressaltou a importância crucial das aulas práticas, evidenciando a participação ativa dos estudantes como fator determinante para o sucesso. As considerações finais destacam a eficácia da abordagem, que incorpora teoria, prática e participação ativa dos alunos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Este trabalho resultou na elaboração e aplicação em uma turma de alunos do ensino médio, de um produto educacional (PE). Um material didático/instrucional constituído de uma sequência didática (SD), intitulado “Química em cultivo: explorando conhecimentos em uma escola agrícola por meio de temas geradores”.-
Descrição: dc.descriptionThis study focused on chemistry teaching at an agricultural school, aiming to integrate content with students' experiences. Inspired by Paulo Freire's pedagogy, the research was conducted at the Municipal Agricultural School, located in the Campos Novos neighborhood of Cabo Frio municipality, a region with Quilombola remnants. The pedagogical approach was based on constant dialogue between the lead teacher and students, following Freirean concepts, promoting active student participation. The guiding question sought to enhance the dialogue between High School and Technical Course Chemistry contents, fostering constant interaction through theoretical-practical classes based on generative themes. Analysis of student responses highlighted the crucial importance of practical classes, emphasizing active student participation as a determining factor for success. The concluding remarks emphasize the effectiveness of the approach, incorporating theory, practice, and active student involvement, contributing significantly to academic and professional development. This work resulted in the development and application of an educational product (EP) in a high school class. A didactic/instructional material consisting of a didactic sequence (DS) titled 'Chemistry in Cultivation: Exploring Knowledge in an Agricultural School through Generative Themes.-
Descrição: dc.description162 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectDialogia-
Palavras-chave: dc.subjectTemas geradores-
Palavras-chave: dc.subjectAulas práticas-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação ativa-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia da educação-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry education-
Palavras-chave: dc.subjectDialogue-
Palavras-chave: dc.subjectGenerative themes-
Palavras-chave: dc.subjectPractical classes-
Palavras-chave: dc.subjectActive participation-
Título: dc.titlePropostas de Aulas Teórico- Práticas para o Ensino de Química em uma Escola Agrícola a Partir de Temas Geradores.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.