Propagação de epidemias: propostas de aulas para o Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStariolo, Daniel Adrián-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Erica Cristina-
Autor(es): dc.contributorCrokidakis, Nuno-
Autor(es): dc.creatorPacheco, Ian Sá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34375-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920782-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho oferece uma proposta de aulas sobre propagação de epidemias para alunos do Ensino Médio. Construímos alguns slides e orientamos como eles podem ser utilizados, fornecemos algumas propostas de atividades além de códigos para simulação. Abordaremos uma contextualização histórica e social da propagação de epidemia na primeira aula. Na segunda trataremos das formas de contágio, utilizando um exemplo de queda livre uma gotícula contaminada. Também nesta aula abordaremos os conceitos de crescimento exponencial e logaritmo. Já na terceira abordaremos os mecanismos do modelo SIR, um dos modelos matemáticos mais simples de propagação de epidemias Na quarta aula propomos algumas atividades que o docente pode utilizar de acordo com sua preferência.-
Descrição: dc.descriptionThis work offers a proposal for classes on the spread of epidemics for high school students. We built some slides and guided how they can be used, providing some proposals for activities in addition to codes for simulation. We will cover a historical and social contextualization of the spread of the epidemic in the first class. In the second we will deal with the forms of contagion, using an example of the free fall of a contaminated droplet. Also in this class we will cover the concepts of exponential growth and logarithm. In the third approach we will address the mechanisms of the SIR model, one of the simplest mathematical models for the spread of epidemics. In the fourth class we propose some activities that the teacher can use according to their preference.-
Descrição: dc.description138 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectepidemias-
Palavras-chave: dc.subjectmodelo sir-
Palavras-chave: dc.subjectpropagação de epidemia-
Palavras-chave: dc.subjectcontágio-
Palavras-chave: dc.subjectfísica-
Palavras-chave: dc.subjectmatemática-
Palavras-chave: dc.subjectcrescimento exponencial-
Palavras-chave: dc.subjectlogaritmo-
Palavras-chave: dc.subjectinfectados-
Palavras-chave: dc.subjectsuscetíveis-
Palavras-chave: dc.subjectrecuperados-
Palavras-chave: dc.subjectPlanos de aula-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectepidemics-
Palavras-chave: dc.subjectsir model-
Palavras-chave: dc.subjectepidemic spread-
Palavras-chave: dc.subjectcontagion-
Palavras-chave: dc.subjectphysical-
Palavras-chave: dc.subjectmathematics-
Palavras-chave: dc.subjectexponential growth-
Palavras-chave: dc.subjectlogarithm-
Palavras-chave: dc.subjectinfected-
Palavras-chave: dc.subjectsusceptible-
Palavras-chave: dc.subjectrecovered-
Título: dc.titlePropagação de epidemias: propostas de aulas para o Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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