O desenvolvimento de Soft Skills nas equipes de competição da Escola de Engenharia da UFF: percepções através da Teoria fundamentada nos dados e Teoria dos conjuntos FUZZY

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Júlio César Bispo-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorMarino Neto, Vito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33596-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920781-
Descrição: dc.descriptionDesenvolver e aperfeiçoar habilidades relacionadas à maneira como um indivíduo se relaciona com outros pode ser um diferencial frente às novas demandas do mercado de trabalho. Assim, diferentemente das hard skills, compreendidas como habilidades técnicas, as chamadas soft skills são as habilidades relacionados aos traços de caráter pessoal, comportamental e social, cada vez mais indispensáveis para futuros profissionais. Nesse contexto, Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país devem proporcionar aos estudantes a participação em atividades de extensão para o enriquecimento do aprendizado e a socialização do conhecimento, ressaltando-se a relevância dessas iniciativas, que oferecem oportunidades para que os estudantes aprendam, na prática, comportamentos e conhecimentos para além do que é oferecido nas grades de seus cursos. Essas atividades devem estar sujeitas à contínua autoavaliação crítica para que se busque o aperfeiçoamento de suas características. Assim, este estudo buscou analisar a percepção de membros de equipes de competição da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense sobre o desenvolvimento de habilidades nesses projetos de extensão. Com a adoção da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), metodologia baseada em um processo recíproco entre o pesquisador e os participantes da pesquisa, na investigação pela compreensão dos significados atribuídos por estes ao fenômeno em investigação, buscou-se apresentar uma modelagem teórica capaz de identificar as habilidades mais expressivas para os alunos enquanto membros dos projetos. Por fim, a teoria emergente resultante da pesquisa poderá incentivar as atividades desempenhadas nos projetos, que assumem papel de destaque na formação acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes de ensino superior.-
Descrição: dc.descriptionDeveloping and improving skills associated with interpersonal relations can be a differentiator in the face of the new demands of the job market. Thus, unlike hard skills, understood as technical skills, soft skills are related to personal, behavioral, and social character traits, making them increasingly indispensable for future professionals. In this context, higher education institutions (HEIs) across the country must provide students with participation in extension activities to enrich learning and socialize knowledge, highlighting the relevance of these initiatives, which offer opportunities for students to learn, in practice, behaviors and knowledge beyond what is offered in their course schedules. These activities must undergo continuous critical self-evaluation to enhance their characteristics. Thus, this study sought to analyze the perceptions of competition team members from the School of Engineering at Universidade Federal Fluminense regarding the development of skills in these extension projects. A theoretical model capable of identifying the most expressive skills for students as members of projects was presented with the adoption of Grounded Theory (GT), a methodology based on a reciprocal process between the researcher and research participants in the investigation by understanding the meanings attributed by them to the phenomenon under investigation. Finally, the emerging theory resulting from the research may encourage the activities carried out in the projects, which play a prominent role in academic, professional, and undergraduate students' education.-
Descrição: dc.description96 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSoft skills-
Palavras-chave: dc.subjectEquipes de competição-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de extensão-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Fundamentada nos Dados-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de equipe-
Palavras-chave: dc.subjectCompetição-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectCompetition teams-
Palavras-chave: dc.subjectExtension projects-
Palavras-chave: dc.subjectGrounded Theory-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity education-
Título: dc.titleO desenvolvimento de Soft Skills nas equipes de competição da Escola de Engenharia da UFF: percepções através da Teoria fundamentada nos dados e Teoria dos conjuntos FUZZY-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.