Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Italo Bruno | - |
Autor(es): dc.creator | Canossa, Gabriela Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35346 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920778 | - |
Descrição: dc.description | Este livro artístico tem a intenção de apresentar e registrar o desenvolvimento prático e teórico do trabalho de conclusão de curso em Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF) de Gabriela Fernandes Canossa. As obras aqui apresentadas se baseiam na apropriação de cartografias e mapas, sobretudo mapas do Brasil e da América Latina, fazendo associações críticas e políticas a respeito das heranças coloniais latino-americanas. As 3 obras buscam reafirmar através da arte a necessidade de uma nova perspectiva geopolítica latino-americana, pensando o objeto artístico também como instrumento educativo decolonial. O uso dos mapas surge como tática de reflexão das representações geográficas e políticas. Servindo como campo estratégico para investigações conceituais, como forma de problematizar a herança colonial e a violência que marca a história do nosso continente. Pode-se dizer que as cartografias da América Latina se potencializam e assumem um novo discurso, quando expostas a um contexto de reflexão e valorização do seu próprio protagonismo. Através das obras, reafirmamos a necessidade latino-americana de buscar caminhos próprios e enunciam o direito de construir uma memória que havia sido ignorada ou contada apenas pela perspectiva colonial. | - |
Descrição: dc.description | 28 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapa | - |
Palavras-chave: dc.subject | América Latina | - |
Título: dc.title | Cartografias do Sul: inverter polos, incorporar a fissura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: