Educação inclusiva e Transtorno do Espectro Autista: o desafio da inclusão em uma escola privada do município de Angra dos Reis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSerra, Dayse Carla Genero-
Autor(es): dc.contributorBergo, Renata Silva-
Autor(es): dc.contributorUhmann, Silvana Matos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Brenda Lopes Augusto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34737-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920777-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de conclusão de curso desenvolve uma reflexão sobre a educação inclusiva de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Legitimando a relevância da família e da sociedade neste processo. A razão em pesquisar o tema, surgiu por meio de duas disciplinas cursadas na licenciatura de Pedagogia, são elas: Libras e Educação Inclusiva, e na experiência de estágio remunerado em uma escola privada do município de Angra dos Reis, que instigou o interesse em entender mais sobre o assunto. Se de fato está acontecendo um movimento de inclusão desses educandos, como previsto em nossa legislação ou não. Em vista disso, o trabalho tem como objetivo geral: agregar conhecimentos teóricos e práticos sobre a inclusão de alunos com TEA, pretendendo trazer esta reflexão para os docentes e profissionais da educação. E tem como objetivos específicos: Refletir, a partir de referenciais teóricos, sobre educação inclusiva para pessoas com TEA; Contribuir com o relato da minha experiência em educação inclusiva na rede privada do município de Angra dos Reis; Traçar considerações relevantes que possibilitem uma melhora na inclusão educacional. Para tanto, realizou-se um Estudo de Caso, onde é relatada a vivência na escola e exposta uma reflexão teórica sobre inclusão, destacando os eixos: escola, família e sociedade, confrontando se teoria e prática têm andado juntas. Por fim expondo o desafio de incluir, e abordando medidas para contribuir com a melhora desse cenário.-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis desarrolla una reflexión sobre la educación inclusiva de las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Legitimar la relevancia de la familia y la sociedad en este proceso. El motivo de la investigación del tema surgió a través de dos disciplinas cursadas en la carrera de Pedagogía, que son: Libras y Educación Inclusiva, y en la experiencia de una pasantía remunerada en una escuela privada del municipio de Angra dos Reis, lo que suscitó el interés por comprender más sobre el tema. Si de hecho existe un movimiento para la inclusión de estos estudiantes, como está previsto en nuestra legislación o no. Ante esto, el trabajo tiene como objetivo general: agregar conocimientos teóricos y prácticos sobre la inclusión de estudiantes con TEA, con la intención de acercar esta reflexión a docentes y profesionales de la educación. Y sus objetivos específicos son: Reflexionar, a partir de marcos teóricos, sobre la educación inclusiva de las personas con TEA; Contribuir al relato de mi experiencia en educación inclusiva en la red privada del municipio de Angra dos Reis; Esbozar consideraciones relevantes que permitan una mejora en la inclusión educativa. Para ello, se realizó un Estudio de Caso, donde se relata la experiencia en la escuela y se expone una reflexión teórica sobre la inclusión, destacando los ejes: escuela, familia y sociedad, confrontando si teoría y práctica han ido de la mano. Finalmente, exponiendo el reto de la inclusión, y abordando medidas para contribuir a la mejora de este escenario.-
Descrição: dc.description26-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectinclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjecttranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectestudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectinclusión escolar-
Palavras-chave: dc.subjecttrastorno del espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectcaso de estudio-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Título: dc.titleEducação inclusiva e Transtorno do Espectro Autista: o desafio da inclusão em uma escola privada do município de Angra dos Reis-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.