Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Serra, Dayse Carla Genero | - |
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Uhmann, Silvana Matos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Brenda Lopes Augusto da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34737 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920777 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso desenvolve uma reflexão sobre a educação inclusiva de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Legitimando a relevância da família e da sociedade neste processo. A razão em pesquisar o tema, surgiu por meio de duas disciplinas cursadas na licenciatura de Pedagogia, são elas: Libras e Educação Inclusiva, e na experiência de estágio remunerado em uma escola privada do município de Angra dos Reis, que instigou o interesse em entender mais sobre o assunto. Se de fato está acontecendo um movimento de inclusão desses educandos, como previsto em nossa legislação ou não. Em vista disso, o trabalho tem como objetivo geral: agregar conhecimentos teóricos e práticos sobre a inclusão de alunos com TEA, pretendendo trazer esta reflexão para os docentes e profissionais da educação. E tem como objetivos específicos: Refletir, a partir de referenciais teóricos, sobre educação inclusiva para pessoas com TEA; Contribuir com o relato da minha experiência em educação inclusiva na rede privada do município de Angra dos Reis; Traçar considerações relevantes que possibilitem uma melhora na inclusão educacional. Para tanto, realizou-se um Estudo de Caso, onde é relatada a vivência na escola e exposta uma reflexão teórica sobre inclusão, destacando os eixos: escola, família e sociedade, confrontando se teoria e prática têm andado juntas. Por fim expondo o desafio de incluir, e abordando medidas para contribuir com a melhora desse cenário. | - |
Descrição: dc.description | Esta tesis desarrolla una reflexión sobre la educación inclusiva de las personas con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Legitimar la relevancia de la familia y la sociedad en este proceso. El motivo de la investigación del tema surgió a través de dos disciplinas cursadas en la carrera de Pedagogía, que son: Libras y Educación Inclusiva, y en la experiencia de una pasantía remunerada en una escuela privada del municipio de Angra dos Reis, lo que suscitó el interés por comprender más sobre el tema. Si de hecho existe un movimiento para la inclusión de estos estudiantes, como está previsto en nuestra legislación o no. Ante esto, el trabajo tiene como objetivo general: agregar conocimientos teóricos y prácticos sobre la inclusión de estudiantes con TEA, con la intención de acercar esta reflexión a docentes y profesionales de la educación. Y sus objetivos específicos son: Reflexionar, a partir de marcos teóricos, sobre la educación inclusiva de las personas con TEA; Contribuir al relato de mi experiencia en educación inclusiva en la red privada del municipio de Angra dos Reis; Esbozar consideraciones relevantes que permitan una mejora en la inclusión educativa. Para ello, se realizó un Estudio de Caso, donde se relata la experiencia en la escuela y se expone una reflexión teórica sobre la inclusión, destacando los ejes: escuela, familia y sociedad, confrontando si teoría y práctica han ido de la mano. Finalmente, exponiendo el reto de la inclusión, y abordando medidas para contribuir a la mejora de este escenario. | - |
Descrição: dc.description | 26 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusión escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | trastorno del espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | caso de estudio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis (RJ) | - |
Título: dc.title | Educação inclusiva e Transtorno do Espectro Autista: o desafio da inclusão em uma escola privada do município de Angra dos Reis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: