Além da sala de aula: um estudo etnográfico das práticas voluntárias de professores em um pré-vestibular comunitário no Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Claudia Cruz da-
Autor(es): dc.contributorSanto, Raphael Bispo dos-
Autor(es): dc.contributorRosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha-
Autor(es): dc.contributorSoares, Carolina Zuccarelli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6977078645903012-
Autor(es): dc.creatorMendes, Thais de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34271-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920772-
Descrição: dc.descriptionEsta tese analisa as motivações e os sentidos atribuídos às práticas voluntárias de docentes a partir de um enfoque aprofundado na experiência dos professores do Pré-Vestibular Comunitário Oásis, localizado no Rio de Janeiro na Ilha do Governador. O objetivo é compreender as dinâmicas e os valores que permeiam o trabalho docente voluntário em projetos de pré-vestibulares populares. A pesquisa busca contribuir para a compreensão dessas dinâmicas, bem como para a valorização e reconhecimento da importância dessas iniciativas na promoção da igualdade de oportunidades educacionais para as camadas populares. Além disso, pretende-se examinar a relação entre a reciprocidade presente nessas práticas e a competição inerente aos processos seletivos. Durante o período da pandemia, a sala de aula assumiu um papel fundamental na análise e reflexão sobre a presença e a ausência. Enquanto alguns puderam participar das aulas remotamente, outros enfrentaram obstáculos que os impediram de estar presentes. A sala de aula, mesmo virtual, tornou-se um espaço simbólico que revelou as desigualdades existentes na sociedade e ressaltou a importância de garantir a equidade no acesso à educação.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis examines the motivations and meanings attributed to the voluntary practices of teachers, with a deep focus on the experience of teachers in the Oásis Community Pre-University Project, located on Ilha do Governador in Rio de Janeiro..The objective is to understand the dynamics and values that permeate voluntary teaching work in popular pre-university projects. The research aims to contribute to the understanding of these dynamics, as well as to the appreciation and recognition of the importance of these initiatives in promoting equal educational opportunities for disadvantaged communities. Additionally, the relationship between reciprocity inherent in these practices and the competition present in the selection processes will be examined. During the pandemic, the classroom played a crucial role in analyzing and reflecting upon presence and absence. While some were able to participate in remote classes, others faced obstacles that prevented their attendance. The classroom, even in virtual form, became a symbolic space that exposed existing societal inequalities and underscored the importance of ensuring equity in access to education.-
Descrição: dc.description218 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsRestricted Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPré-vestibulares populares-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho voluntário-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia e Educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho voluntário-
Palavras-chave: dc.subjectPopular pre-university projects-
Palavras-chave: dc.subjectVoluntary work-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectAnthropology and Education-
Título: dc.titleAlém da sala de aula: um estudo etnográfico das práticas voluntárias de professores em um pré-vestibular comunitário no Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.