Adaptações de "Grande Sertão: veredas": um estudo sobre as poéticas da mise-en-scène teatral e fílmica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMello, Nathália Martins de-
Autor(es): dc.contributorBarroso, Elianne Ivo-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Cassiana Lima-
Autor(es): dc.creatorAmarilia, Eloah Toledo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35237-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920766-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de conclusão de curso a ser apresentado investiga, por meio de pesquisa e análise semióticas, o processo de adaptação da obra literária Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, e tem como ponto de partida a análise de duas obras centrais: a peça teatral homônima Grande Sertão: Veredas (2017), de Bia Lessa e o filme Grande Sertão (1965), dos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira. A partir de noções como mise-en-scène, espectação e convívio, a pesquisa investiga o acontecimento poético e a adaptação que o transmite e produz. Como o artista relaciona-se com a obra a ser adaptada? Como organiza seu processo criativo na partilha com o público? Como a espectação interage com a peça ou filme? Guiado por esses questionamentos, o estudo busca compreender também a construção do discurso de Bia Lessa como ato performancial, partindo da comparação entre a peça e os longas-metragens Bacurau (2019), de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e Deus e o diabo na terra do sol (1964), de Glauber Rocha.-
Descrição: dc.descriptionThe final paper to be presented investigates, through semiotic research and analysis, the process of adaptation of the literary work Grande Sertão: Veredas, by João Guimarães Rosa, and has as starting point the analysis of two central works: the homonymous play Grande Sertão: Veredas (2017) by Bia Lessa and the film Grande Sertão (1965) by brothers Geraldo and Renato Santos Pereira. Starting from notions such as mise-en-scène, spectacle and conviviality, the research investigates the poetic event and the adaptation that transmits and produces it. How does the artist relate to the work to be adapted? How do they organize their creative processes in sharing with the public? How does the spectacle interact with the play or film? Guided by these questions, the study also seeks to understand the Bia Lessa’s construction of the discourse as performative, starting from the comparison between the play and the feature films Bacurau (2019), by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles, and Deus e o diabo na terra do sol (1964), by Glauber Rocha.-
Descrição: dc.description80 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação-
Palavras-chave: dc.subjectConvívio-
Palavras-chave: dc.subjectMise-en-scène-
Palavras-chave: dc.subjectPoética-
Palavras-chave: dc.subjectEspectação-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação para o teatro-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptação para o cinema-
Palavras-chave: dc.subjectPoética-
Palavras-chave: dc.subjectAdaptation-
Palavras-chave: dc.subjectConviviality-
Palavras-chave: dc.subjectMise-en-scène-
Palavras-chave: dc.subjectPoetics-
Palavras-chave: dc.subjectEspectação-
Título: dc.titleAdaptações de "Grande Sertão: veredas": um estudo sobre as poéticas da mise-en-scène teatral e fílmica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.