
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Castro, Caio Dias | - |
| Autor(es): dc.creator | Melo, Elaine Alves Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Nespoli, Juliana Barros | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34880 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920745 | - |
| Descrição: dc.description | A reflexão acerca do ensino da gramática voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a pauta norteadora da pesquisa. Deste modo, defendemos a inserção da teoria gerativa e da metodologia ativa no estudo gramatical como uma possível estratégia para o desenvolvimento linguístico estudantil. Assim sendo, foi construída uma aula sobre ordenação de constituintes no polo de São Gonçalo da Fundação Roberto Marinho (FRM) e uma oficina para professores acerca do uso de vírgulas. Ademais, foi realizada uma exposição em painel para o 1º Seminário de Variação e Mudança Linguística do Rio (SVML), na UFRJ. | - |
| Descrição: dc.description | The reflection on the grammar teaching aimed at Youth and Adult Education (also known as EJA) is the theme of this research. Accordingly, we advocate for the introduction of generative theory and active methodology in grammatical studies as a potential strategy for student linguistic development. Thus, a lesson on constituent order was prepared for the São Gonçalo branch of the Roberto Marinho Foundation (FRM), along with a workshop for teachers focusing on comma usage. Additionally, a panel presentation was given at the 1st Seminar on Linguistic Variation and Change in Rio (SVML), hosted by UFRJ. | - |
| Formato: dc.format | 10 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de grmática | - |
| Título: dc.title | Ensino de gramática na Educação de Jovens e Adultos: experiências no ensino de movimento de constituintes sintáticos e pontuação nas escolas da Fundação Roberto Marinho | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Relatório | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: