Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Marina de Monroe | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1788834542390804 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, José Guilherme da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1673436265417982 | - |
Autor(es): dc.contributor | de Castro, Beatriz Gatti | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6516988814377281 | - |
Autor(es): dc.creator | Quintella, Sophia Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920728 | - |
Descrição: dc.description | Após a pandemia da Covid-19, notou-se uma crescente desmotivação por parte dos alunos quanto às aulas tradicionais, ou seja, aulas não dialógicas e sem a utilização de recursos didáticos, onde o professor é o detentor do conhecimento e apenas transfere ao aluno as informações, destacando-se a necessidade de melhor contextualização e incentivo, de modo a atrair o interesse destes alunos aos conteúdos das aulas de Química. Com este intuito, e considerando o uso gradativo de diferentes recursos didáticos pedagógicos durante o período pandêmico, buscou-se investigar a influência da utilização de animes no Ensino de Química. Este projeto propõe uma análise da aplicabilidade deste recurso didático na prática docente, definindo benefícios, de modo a facilitar a aprendizagem e gerar maior interesse no conteúdo explorado, bem como as dificuldades e desafios em sua utilização e aceitação por parte dos alunos e professores. Para isso, este projeto foi aplicado em três turmas de Ensino Médio, verificando a execução referente ao conteúdo de Termoquímica - Processos Exotérmicos e Endotérmicos utilizando o anime My Hero Academia (Minha Academia de Heróis). Este trabalho baseou-se nos pressupostos teóricos metodológicos de Vygotsky e realizou-se por meio de uma sequência didática autoral, criada a partir das concepções de Zabala. Foi possível comprovar a eficiência do uso de animes no Ensino de Química através dos resultados obtidos durante a realização da sequência didática, da análise dos questionários aplicados e dos comentários dos alunos. Os comentários do professor supervisor do colégio acerca do desempenho apresentado pelos alunos após a realização da aula também corroboraram para a eficiência do recurso didático. | - |
Descrição: dc.description | After the Covid-19 pandemic, there was a growing lack of motivation on the part of students regarding traditional classes, that is, non-dialogical classes without the use of teaching resources, where the teacher is the holder of knowledge and only transfers the information to the student, highlighting the need for better contextualization and encouragement, in order to attract the interest of these students to the contents of Chemistry classes. With this in mind, and considering the gradual use of different pedagogical didactic resources during the pandemic period, we sought to investigate the influence of the use of anime in Chemistry Teaching. This project proposes an analysis of the applicability of this didactic resource in teaching practice, defining benefits, in order to facilitate learning and generate greater interest in the explored content, as well as the difficulties and challenges in its use and acceptance by students and teachers. For this, this project will be applied in three high school classes, verifying the execution regarding the content of Thermochemistry - Exothermic and Endothermic Processes using the anime My Hero Academia. This work will be based on Vygotsky's methodological theoretical assumptions and will be carried out through an authorial didactic sequence, created from Zabala's conceptions. It was possible to prove the efficiency of using animes in Chemistry Teaching through the results obtained during the didactic sequence, the analysis of the questionnaires administered and the students' comments. The school's supervising teacher's comments about the students' performance after completing the class also corroborated the efficiency of the didactic resource. | - |
Descrição: dc.description | 61 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Termoquímica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic resource | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic sequence | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de uma sequência didática para a aplicação e verificação da eficiência do uso do anime My Hero Academia no ensino de termoquímica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: