Escrever com uma tesoura nas mãos: políticas da escrita em Marília Garcia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrosa, Celia de Moraes do Rego-
Autor(es): dc.contributorGlenadel, Paula-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Rafael Zacca-
Autor(es): dc.creatorReis, Uédipo Ferreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34192-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920716-
Descrição: dc.descriptionDentre as operações utilizadas por Marília Garcia, podemos destacar o entrecruzamento de distintos gêneros discursivos: ensaio, diário, comentário de filmes, notas sobre procedimentos de escrita, relato de viagem e memória. Além disso, localizamos em suas obras a inserção de imagens e fotografias na esfera verbal, a adoção do ready-made na feitura poética e o estabelecimento de uma indecidibilidade entre “ficção” e “realidade” e entre o sujeito lírico e o eu biográfico. Estes são gestos realizados por esta poeta que, por meio dessas táticas, questiona e desloca estas instâncias literárias, deixando-as, assim, fora de lugar. Esta série de deslocamentos, sobre a qual concentraremos nossa atenção, têm por efeito principal pôr em xeque a autoria e o gênero discursivo. Nesse sentido, investiremos nossa leitura numa escrita que trabalha na materialidade dos significantes, relegando, com isso, ao significado um papel secundário. Tomaremos, para esse fim, os livros Um teste de resistores (7Letras, 2014) e Parque das ruínas (Luna Parque, 2018), uma vez que, neles, as estratégias aqui especificadas abundam e que, por este motivo, operaram como disparadores deste trabalho.-
Descrição: dc.descriptionDe las las operaciones utilizadas por Marília Garcia, subrayamos el entrecruzamiento de distintos géneros discursivos: ensayo, diario, comentario de películas, notas sobre procedimientos de escritura, relatos de viaje y memoria. Además, se puede encontrar en sus obras la inserción de imágenes y fotografías en el ámbito verbal, la adopción del ready-made y el establecimiento de una indecidibilidad entre “ficción” y “realidad” y entre el sujeto lírico y el yo biográfico. Por medio de esas tácticas de escritura esa poeta cuestiona y disloca las instancias literarias, dejándolas, de este modo, fuera de lugar. Esas torsiones sobre las cuales meditaremos tienen por efecto principal cuestionar la autoría y el género del discurso. En ese sentido, vamos a dedicar nuestra lectura a una escritura que trabaja en la materialidad de los significantes, dejando, de esta manera, al significado un rol secundario. Para ello, tomaremos los libros Um teste de resistores (7Letras, 2014) y Parque das ruínas (Luna Parque, 2018), debido a que, en ellos, las estrategias aquí especificadas abundan y que, por lo tanto, operaron como impulsores de este trabajo.-
Descrição: dc.description120 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarília Garcia-
Palavras-chave: dc.subjectAutoria-
Palavras-chave: dc.subjectCitação-
Palavras-chave: dc.subjectApropriação-
Palavras-chave: dc.subjectArquivo-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectGarcia, Marília 1979- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectMarília Garcia-
Palavras-chave: dc.subjectAutoría-
Palavras-chave: dc.subjectCitación-
Palavras-chave: dc.subjectApropiación-
Palavras-chave: dc.subjectArchivo-
Título: dc.titleEscrever com uma tesoura nas mãos: políticas da escrita em Marília Garcia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.