
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rezende, Wanderley Moura | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Beatriz Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Rezende, Pedro Humberto da Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35390 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920714 | - |
| Descrição: dc.description | Há na literatura acadêmica uma diversidade de trabalhos que apontam o potencial da ludicidade para a aprendizagem da matemática escolar. Jogos e atividades lúdicas são recursos pedagógicos defendidos por pesquisadores na área de Educação Matemática, mas que também nos trazem discussões específicas sobre aspectos metodológicos pertinentes ao tema. Este artigo relata a experiência de licenciandos em matemática, em seu processo de formação inicial, com foco na elaboração e no uso de jogos e atividades lúdicas para (e no) ensino de matemática no ambiente escolar, desenvolvendo uma prática docente crítica, criativa e reflexiva. | - |
| Descrição: dc.description | In academic literature, there is a diversity of works that highlight the potential of playfulness for the learning of school mathematics. Games and playful activities are pedagogical resources advocated by researchers in the field of Mathematics Education, but they also bring specific discussions about pertinent methodological aspects to the topic. This article reports the experience of mathematics undergraduates in their initial training process, focusing on the development and use of games and playful activities for teaching mathematics in the school environment, fostering a critical, creative, and reflective teaching practice. | - |
| Formato: dc.format | 22 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática recreativa | - |
| Título: dc.title | Matemática divertida e curiosa | - |
| Título: dc.title | Fun and curious mathematics | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Outros | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: