Três ensaios sobre ações afirmativas no ensino superior brasileiro: acesso, progressão e simulações de diferentes políticas de cotas para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWaltenberg, Fábio Domingues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4329074392127607-
Autor(es): dc.contributorSouza, Alberto de Mello e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2094630750277235-
Autor(es): dc.contributorTannuri-Pianto, Maria Eduarda-
Autor(es): dc.contributorCV: http://lattes.cnpq.br/3241053561719054-
Autor(es): dc.contributorMachado, Danielle Carusi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5061844070320035-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6346419642614284-
Autor(es): dc.creatorMendes Junior, Alvaro Alberto Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35224-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920713-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação é formada por três diferentes capítulos. O primeiro apresenta uma análise de diversas dimensões da política de cotas vigente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pioneira na aplicação de tais políticas no Brasil. Utilizando estatísticas descritivas detalhadas e modelos econométricos, revelamos que a política claramente alcança o objetivo de tornar a universidade mais acessível a grupos desfavorecidos. Porém identificamos pontos que precisam ser melhorados, como a necessidade de alinhamento da presença de alguns grupos à incidência populacional no estado ou dos excessivos diferenciais de notas dos cotistas e não cotistas classificados. Em relação ao segundo capítulo, mostramos que há um hiato de desempenho em termos de coeficientes de rendimento médio acumulado entre cotistas e não cotistas. Também foi possível perceber que a diferença entre os grupos aumenta em cursos com maior nível de dificuldade relativa. Por outro lado, encontramos resultados originais para o caso da UERJ. Primeiro, devido ao fato de não ter sido possível perceber uma queda no hiato de desempenho entre cotistas e não cotistas ao longo do curso. Depois, pelo motivo de que as taxas de graduação entre cotistas se revelaram maiores que a de grupos não cotistas. Nossa explicação para esta particularidade reside no fato de que para o caso brasileiro, onde existem grandes desigualdades de oportunidade, os cotistas tendem a atribuir um alto valor ao curso que ingressam. Por isto, persistem em uma maior proporção na universidade a despeito de menores coeficientes de rendimento médios. O último capítulo analisa de que medida uma política do tipo color-blind pode contribuir para o aumento da diversidade racial e assim melhorar as condições de acesso dos negros sem discriminar diferentes indivíduos pela cor. Simulando bases com diferentes processos de admissão, mostramos que a presença de negros na UERJ desabaria na ausência da ação afirmativa, pricipalmente em cursos de alto prestígio social. Além disto, uma política color-sighted que reserve 20% das vagas se revelou suficiente para equalizar as oportunidades entre os indivíduos de cor preta mas não foi eficaz em suprir as necessidades por redistribuição dos pardos. Devido a baixa autodeclaração de pardos como negros, também encontramos que a política color blind de escola e renda pode ser mais adequada para uma maior representação dos pardos do que as duas políticas do tipo color-sighted definidas.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation consists in three different chapters. The first presents an analysis of various dimensions of the affirmative action policy currently effective at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), which pioneered the implementation of such policies in Brazil. Using detailed descriptive statistics and econometric models we revealed that the AAP clearly reach their goal of providing more access to students coming from disfavored backgrounds. However, there are issues that need to be improved, such as the need to balance the incidence of students belonging to each group or when we consider the differentials of grades between quota and non-quota applicants. With respect to the second chapter, we showed that there is a performance gap in terms of grade point averages built up among non- quota and quota students. It was also possible to notice that the difference between the groups increases in courses with higher level of relative difficulty. On the other hand, we found original results for the UERJ case. First, due to the fact that it was not possible to notice any drop in the performance gap between quota and non-quota students throughout the course. Second, due to the reason that graduation rates among quota students ended up being higher in comparison to non-quota groups. Our explanation for this particular issue is in the fact that, for the Brazilian case, where there are high inequalities of opportunities, quota students usually highly value the course they have started. Thus, they remain at a higher proportion in university, despite having lower grade point averages. The last chapter examines in which extent the color-blind policy can contribute to increasing racial diversity and thus improving the access of black individuals without discriminating people by their color of skin. Simulating bases with different admissions process, we showed that the presence of blacks in UERJ collapses in the absence of affirmative action, especially at courses with high social prestige. In addition, a color-sighted policy that reserves 20% of seats proved sufficient to equalize opportunities among black individuals but was not effective in meeting the needs of brown people to redistribution. Due to the low self-declaration of browns as black, we also found that the color blind school policy may be more suitable for a wider representation of brown people than the two types of policies defined as color-sighted.-
Descrição: dc.description101 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de Ação Afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Título: dc.titleTrês ensaios sobre ações afirmativas no ensino superior brasileiro: acesso, progressão e simulações de diferentes políticas de cotas para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.