Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salvi, Levi | - |
Autor(es): dc.contributor | Carmo, Cristiano Saad Travassos do | - |
Autor(es): dc.contributor | Faisca, Renata Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Beisl, Juliana Pessôa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34740 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920701 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho foi realizada uma análise crítica, com base em revisões bibliográficas, sobre estudos referentes a metodologias para dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários. Pós análise, a metodologia de Medeiros foi selecionada e aplicada para o caso do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (SBGL), de modo a definir a capacidade e determinar a demanda de passageiros projetada. Além disso, compara-se o método de dimensionamento selecionado com os parâmetros contratuais do aeroporto em questão, conforme divulgado em 2014. O estudo inclui um mapeamento detalhado da infraestrutura atual do aeroporto, destacando áreas críticas que afetam diretamente a eficiência no processamento de passageiros. Com base nas análises realizadas, foram sugeridas adaptações específicas para cada área crítica, visando otimizar o aproveitamento dos espaços e aumentar a capacidade de processamento de passageiros por hora. Essas recomendações buscam não apenas reduzir os gargalos operacionais identificados, mas também alinhar o SBGL com melhores práticas, promovendo uma experiência mais eficiente e satisfatória para todos os envolvidos na operação aeroportuária. | - |
Descrição: dc.description | In this work, a critical analysis was carried out, based on bibliographical reviews, on studies relating to methodologies for sizing airport passenger terminals. Post analysis, Medeiros' methodology was selected and applied to the case of Rio de Janeiro International Airport (SBGL), in order to define capacity and determine projected passenger demand. Furthermore, the selected sizing method is compared with the contractual parameters of the airport in question, as published in 2014. The study includes a detailed mapping of the airport's current infrastructure, highlighting critical areas that directly affect passenger processing efficiency. Based on the analyzes carried out, specific adaptations were suggested for each critical area, aiming to optimize the use of spaces and increase the passenger processing capacity per hour. These recommendations intend to not only reduce identified operational bottlenecks, but also align SBGL with best practices, promoting a more efficient and satisfactory experience for everyone involved in the airport operation. | - |
Descrição: dc.description | 170 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroportos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensionamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminal de passageiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroporto internacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Galeão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aeroporto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminal (Transporte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensionamento de pavimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Airports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sizing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Passenger terminal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | International airport | - |
Título: dc.title | Metodologia de dimensionamento de terminais de passageiros aeroportuários com estudo de caso do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: