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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Meza, Lidia Angulo | - |
Autor(es): dc.contributor | Sant´Anna, Annibal Parracho | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Cristina Gomes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Chaves, Maria Cecília de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Eliane Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Rafael Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:44:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:44:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35833 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920698 | - |
Descrição: dc.description | A avaliação das instituições de ensino superior (IES) é uma tarefa desafiadora, devido à complexidade inerente ao contexto em que estão inseridas, aos diferentes perfis institucionais, à variedade de recursos utilizados e resultados oferecidos no desempenho da sua missão. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo propor uma abordagem avaliativa multiestágio, utilizando Network DEA, composta por três estágios e com recursos compartilhados, que contribua com as metodologias de avaliação do ensino superior existentes, possibilitando englobar variáveis inerentes às diversas atividades de graduação e pós-graduação desenvolvidas pelas IES e a complexidade dessas instituições. A escolha das variáveis que compõem a rede foi realizada com base na revisão sistemática de literatura desenvolvida, a partir da análise de 258 artigos científicos que aplicaram diferentes modelos DEA para avaliar a eficiência dentro do contexto do ensino superior. Nesse processo de seleção de variáveis, foram consideradas ainda variáveis utilizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), pela Avaliação quadrienal de pós-graduação, conduzida pela CAPES, além dos populares rankings acadêmicos. Com a definição das variáveis e da estrutura em rede mista, foi utilizada uma formulação matemática para obtenção dos escores de eficiência. Esta formulação permite que sejam atribuídos valores mínimos e máximos em relação aos recursos que são compartilhados entre as atividades de graduação e pós-graduação. Após coleta de dados, a abordagem desenvolvida nesse estudo foi aplicada em uma amostra de 45 universidades federais brasileiras. Os resultados evidenciaram o desempenho de cada uma das instituições, em relação ao uso dos recursos financeiros, da qualidade do ensino e da formação em nível de graduação, da formação de pesquisadores e da produção científica desenvolvida em nível de pós-graduação. Ao fim, foram analisadas as eficiências em relação ao desempenho geral das universidades federais, a eficiência em relação ao contexto regional em que essas instituições estão inseridas, e a especialização de cada uma delas em relação à performance inerente às atividades de graduação e de pós graduação. | - |
Descrição: dc.description | The evaluation of Higher Education Institutions (HEIs) is a challenging task, due to the inherent complexity of the context in which they are inserted, the different institutional profiles, the variety of resources used and results offered in the performance of their mission. Thus, the present study aims to propose a multi-stage evaluative approach, using Network DEA, composed of three stages and with shared inputs, which contributes to the existing higher education evaluation methodologies, enabling to encompass variables inherent to the undergraduate and graduate activities developed by HEIs and the complexity of these institutions. The choice of variables that make up the network structure was based on a systematic literature review developed, based on the analysis of 258 scientific articles that applied different DEA models to assess efficiency within the context of higher education. In this process, variables used by the National Higher Education Assessment System (SINAES), by the Quadrennial Evaluation carried out by CAPES and popular academic rankings were also considered. With the definition of the variables and the mixed network structure, a mathematical formulation was used to obtain the efficiency scores. This formulation allows for minimum and maximum values to be assigned in relation to the resources that are shared between undergraduate and graduate activities. After data collection, the approach developed in this study was applied to a sample of 45 Brazilian federal universities. The results showed the performance of each of the institutions, in relation to the use of financial resources, the quality of teaching and training at the undergraduate level, the training of researchers and the scientific production developed at the graduate level. Finally, the efficiencies in relation to the general performance of federal universities, the efficiency in relation to the regional context in which these institutions are inserted, and the specialization of each one of them in relation to the performance inherent to undergraduate and postgraduate activities were analyzed. | - |
Descrição: dc.description | 146 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de eficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network DEA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inputs compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise Envoltória de Dados (DEA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eficiência organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efficiency assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Network DEA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shared inputs | - |
Título: dc.title | Uma abordagem multiestágio para avaliação de instituições de ensino superior baseada no método de análise envoltória de dados em rede | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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