A ansiedade no ambiente escolar: uma breve revisão de literatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Thaiane Pacheco de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920695-
Descrição: dc.descriptionA adolescência é uma fase vulnerável e crítica em que os indivíduos enfrentam preocupações e turbulências decorrentes de decisões importantes em suas vidas. Essas turbulências envolvem desde notas escolares até a escolha da profissão após o Ensino Médio. Durante a adolescência, ocorrem variações frequentes de humor e dificuldade em controlá-las, ao mesmo tempo em que os jovens buscam conhecer e entender sua própria identidade. Os adolescentes podem se sentir ansiosos em diversas situações, tanto no ambiente escolar quanto no familiar. A pressão social e as demandas competitivas e consumistas da sociedade moderna podem levar a uma pressão adicional sobre a nova geração, resultando em problemas psicológicos. É normal experimentar ansiedade, pois é a resposta natural do corpo ao medo. No entanto, quando o medo ocorre repetidamente e em excesso, o psicológico pode desenvolver ansiedade como uma forma de proteção, levando o indivíduo a buscar evitar sentimentos negativos, reações, lugares ou pessoas que são considerados uma ameaça. Embora o medo seja um mecanismo de defesa, quando se torna excessivamente negativo, pode afetar negativamente a vida do indivíduo. A ansiedade, juntamente com os fatores que são percebidos como ameaças, pode gerar experiências desagradáveis de apreensão e desconforto físico, à medida que tentamos evitar aquilo que nosso organismo considera perigoso. Os transtornos de ansiedade são considerados um dos principais problemas de saúde mental em todo o mundo, afetando todas as fases da vida, desde a infância até a idade adulta. O diagnóstico precoce dos transtornos de ansiedade é crucial para possibilitar o tratamento e o controle adequados, antes que a condição se agrave e cause prejuízos significativos à vida do indivíduo. Ao buscar o diagnóstico e conscientizar-se sobre seus problemas psíquicos, as pessoas podem procurar recursos e ajuda, contribuindo para melhorar seu bem-estar emocional.-
Descrição: dc.descriptionAdolescence is a vulnerable and critical phase in which individuals face concerns and turmoil arising from important decisions in their lives. These turbulences range from school grades to choosing a profession after high school. During adolescence, there are frequent variations in mood and difficulty in controlling them, while young people seek to know and understand their own identity. Adolescents can feel anxious in different situations, both at school and at home. Social pressure and the competitive and consumerist demands of modern society can lead to additional pressure on the new generation, resulting in psychological problems. It is normal to experience anxiety as it is the body’s natural response to fear. However, when fear occurs repeatedly and in excess, psychological anxiety can develop as a form of protection, leading the individual to seek to avoid negative feelings, reactions, places or people that are considered a threat. Although fear is a defense mechanism, when it becomes excessively negative, it can negatively affect the individual’s life. Anxiety, along with factors that are perceived as threats, can generate unpleasant experiences of apprehension and physical discomfort as we try to avoid what our body considers dangerous. Anxiety disorders are considered one of the main mental health problems worldwide, affecting all stages of life, from childhood to adulthood. Early diagnosis of anxiety disorders is crucial to enable adequate treatment and control, before the condition worsens and causes significant damage to the individual’s life. By seeking the diagnosis and becoming aware of their psychological problems, people can seek resources and help, contributing to improve their emotional well-being.-
Descrição: dc.description34 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectadolescência-
Palavras-chave: dc.subjectansiedade-
Palavras-chave: dc.subjectpsicológico-
Palavras-chave: dc.subjectdiagnóstico-
Palavras-chave: dc.subjectadolescence-
Palavras-chave: dc.subjectanxiety-
Palavras-chave: dc.subjectpsychological-
Palavras-chave: dc.subjectdiagnosis-
Título: dc.titleA ansiedade no ambiente escolar: uma breve revisão de literatura-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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