Empreendender para resistir: mulheres empreendedoras criativas e a fábula do empreendedorismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Antonio Carlos Rafael-
Autor(es): dc.contributorCastro, Flavia Lages de-
Autor(es): dc.contributorMelo, Juliana Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorMarins, Cristina Teixeira-
Autor(es): dc.contributorManguinho, Julyana Vilar de França-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7449675987487706-
Autor(es): dc.creatorPrado, Sophia de Lucena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:44:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:44:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34472-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920671-
Descrição: dc.descriptionCom o objetivo de refletir sobre o empreendedorismo na forma como ele se apresenta para empreendedoras que atuam no setor criativo e de impacto social, o trabalho resgata seus discursos e experiências da autora como uma dessas mulheres que viu, na decisão de empreender, uma saída. Neste percurso, se percebe como a expansão do empreendedorismo está relacionada à difusão da ideologia neoliberal e como há uma cultura empreendedora que se expande para além dos ecossistemas empreendedores. Mergulhando nesse universo, se percebe como existe um mercado de formação que lucra a partir da venda de uma ideia de sucesso e que atinge sobretudo as mulheres, que se encontram em condições de maior vulnerabilidade no mercado de trabalho. Nesta jornada de se tornar uma empreendedora, opera uma conversão que se transforma, também, em um processo de formação de subjetividades. Ele também se revela, para essas mulheres, como uma estratégia de recusar um mercado de trabalho sexista e, ao mesmo tempo, de contribuir com a construção de um mundo mais alinhado aos seus valores. Porém, para além dos desafios comuns envolvidos na atividade, as mulheres acabam sujeitas a dificuldades específicas, como a obrigação de performar o empreendedor ideal, sempre associado à figura masculina. Contudo, ao fazerem isso, elas acabam subvertendo identidades de gênero estabilizadas e, assim, tensionando sistemas mais amplos de opressão.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionWith the aim of reflecting on entrepreneurship in the way it is presented to entrepreneurs who work in the creative and social impact sector, this text rescues their speeches and experiences of the author as one of those women who saw, in the entrepreneurship, a way out. In this path, it is possible to realize how the expansion of entrepreneurship is related to the spread of neoliberal ideology and how there is an entrepreneurial culture that expands beyond this ecosystem. Diving into this universe, one can see how there is a training market that profits from the sale of an idea of a success that mainly affects women, who are in greater vulnerability in the labor market. In this journey of becoming an entrepreneur, a conversion takes place that also contributes with the creation of subjectivities. It also reveals itself, for these women, as a strategy to refuse a sexist labor market and, at the same time, to contribute to the construction of a world more aligned with their values. However, in addition to the common challenges involved in the activity, women end up submitted to specific difficulties, such as the obligation to perform the ideal entrepreneur, always associated with the male figure. However, in doing so, they end up subverting stabilized gender identities and thus straining broader systems of oppression.-
Descrição: dc.description201 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo feminino-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectEcossistemas empreendedores-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia criativa-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectFemale entrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectGender inequality-
Palavras-chave: dc.subjectCreative economy-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurial ecosystems-
Título: dc.titleEmpreendender para resistir: mulheres empreendedoras criativas e a fábula do empreendedorismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.