A montagem nos videoclipes pop femininos contemporâneos: uma análise da obra Oh No!, de Marina and the Diamonds

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPonso, Luciana Cao-
Autor(es): dc.contributorBarroso, Elianne Ivo-
Autor(es): dc.contributorHolzbach, Ariane Diniz-
Autor(es): dc.contributorSilva, Hadija Chalupe da-
Autor(es): dc.creatorCrestana, Ana Vitória Villar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35193-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920657-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca compreender e evidenciar as particularidades da linguagem audiovisual encontrada no videoclipe pop feminino contemporâneo, sobretudo em relação a sua montagem, em resposta aos teóricos que designam essas obras como fúteis, superficiais e sem sentido. Para isso, a pesquisa parte da teoria vigente sobre o videoclipe, postulada, particularmente, por autoras como Ariane Holzbach e Carol Vernallis; a teoria a respeito da montagem cinematográfica, passando por autores como André Bazin e Vincent Amiel; assim como a teoria da dança filmada, de teóricos como Paulo Caldas, Lisa Kraus e Karen Pearlman. O trabalho recorre, então, ao método de análise plano a plano, em conjunto com os mecanismos propostos por Lev Manovich, para a examinação do videoclipe Oh No! , de Marina and the Diamonds. Por fim, a monografia relaciona as teorias apresentadas com a análise do videoclipe, no intuito de questionar os juízos de valor associados ao formato.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation seeks to understand and highlight the particularities of the audiovisual language found in the contemporary female pop music video, especially in relation to its montage, in response to theorists who designate these pieces as futile, superficial and meaningless. To achieve this, the research starts from the current theory about the music video, postulated, particularly, by authors such as Ariane Holzbach and Carol Vernallis; the theory about cinematographic montage, through authors such as André Bazin and Vincent Amiel; as well as the theory of filmed dance, from authors such as Paulo Caldas, Lisa Kraus and Karen Pearlman. The thesis then resorts to the shot-by-shot analysis method, along with the mechanisms proposed by Lev Manovich, for the examination of the music video Oh No! , by Marina and the Diamonds. Finally, the monograph relates the theories presented with the analysis of the music video, in order to question the judgments associated with the format.-
Descrição: dc.description117 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVideoclipe-
Palavras-chave: dc.subjectVideoclipe Pop-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem-
Palavras-chave: dc.subjectEdição-
Palavras-chave: dc.subjectDança filmada-
Palavras-chave: dc.subjectDança em tela-
Palavras-chave: dc.subjectFeminino-
Palavras-chave: dc.subjectMultimeio-
Palavras-chave: dc.subjectMontagem do filme (Cinematografia)-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectMusical-
Palavras-chave: dc.subjectMusic video-
Palavras-chave: dc.subjectPop music video-
Palavras-chave: dc.subjectMontage-
Palavras-chave: dc.subjectEditing-
Palavras-chave: dc.subjectFilmed dance-
Palavras-chave: dc.subjectDancing on screen-
Palavras-chave: dc.subjectFeminine-
Título: dc.titleA montagem nos videoclipes pop femininos contemporâneos: uma análise da obra Oh No!, de Marina and the Diamonds-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.