O protagonismo do bolsista do edital licenciaturas no Ensino de Química

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Maria Clara Oliveira-
Autor(es): dc.creatorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.creatorChinelli, Maura Ventura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920639-
Descrição: dc.descriptionNeste relato, foi descrita uma experiência realizada através do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense (UFF), especificamente no curso de Licenciatura em Química. O projeto foi aplicado no Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF, conduzido no segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os objetivos principais abrangiam estimular e auxiliar os alunos a participarem ativamente de seu próprio processo de aprendizagem, através de práticas conduzidas na escola, e, principalmente, promover a disseminação do conhecimento científico por meio das redes sociais, visando ampliar as novas metodologias de ensino de química. Todas as atividades educacionais foram realizadas tanto no ambiente escolar - incluindo sala de aula e Laboratório de Ensino de Ciências - quanto na plataforma de mídia social Instagram®, amplamente reconhecida como uma das mais relevantes entre os jovens (Paredes, 2020). Foi utilizado o perfil @quimipop, com foco na química do cotidiano, com o objetivo de difundir o conhecimento científico. No decorrer do manuseio e gerenciamento da página, foi notório o crescimento das interações nas publicações feitas, por meio da quantidade de comentários, curtidas e compartilhamentos evidenciados no final do ano de 2023. O público atingido esboçou reações positivas quanto ao design das postagens e a escrita de fácil entendimento. Visto que, os assuntos abordados tratavam-se de aspectos atrelados ao dia-a-dia na sociedade, propiciando um maior interesse e curiosidade sobre as temáticas propostas. Dessa forma, durante o desenvolvimento do trabalho, tornou-se crucial e motivador popularizar o conhecimento científico por meio das redes sociais. Isso se revela como uma forma eficaz de estimular estudos, reflexões e fomentar o pensamento crítico. Outra motivação para esta iniciativa surgiu da reflexão apresentada por Nóvoa (2009), que destaca a discrepância entre o discurso pedagógico e as práticas reais, enfatizando a importância de uma formação docente contextualizada no ambiente profissional e de extensão. Essa perspectiva também se fundamenta nas ideias de Lopes (1997), que concebe a escola como um espaço dinâmico de construção e aprimoramento do conhecimento pedagógico, destacando a necessidade de adaptação e recontextualização constante. Cada prática buscava enriquecer as experiências educacionais no contexto da formação docente e de melhorias na educação.-
Formato: dc.format12 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Título: dc.titleO protagonismo do bolsista do edital licenciaturas no Ensino de Química-
Tipo de arquivo: dc.typeOutros-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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