
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Maria Clara Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques, Marcelo Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Chinelli, Maura Ventura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35496 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920639 | - |
| Descrição: dc.description | Neste relato, foi descrita uma experiência realizada através do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense (UFF), especificamente no curso de Licenciatura em Química. O projeto foi aplicado no Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF, conduzido no segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os objetivos principais abrangiam estimular e auxiliar os alunos a participarem ativamente de seu próprio processo de aprendizagem, através de práticas conduzidas na escola, e, principalmente, promover a disseminação do conhecimento científico por meio das redes sociais, visando ampliar as novas metodologias de ensino de química. Todas as atividades educacionais foram realizadas tanto no ambiente escolar - incluindo sala de aula e Laboratório de Ensino de Ciências - quanto na plataforma de mídia social Instagram®, amplamente reconhecida como uma das mais relevantes entre os jovens (Paredes, 2020). Foi utilizado o perfil @quimipop, com foco na química do cotidiano, com o objetivo de difundir o conhecimento científico. No decorrer do manuseio e gerenciamento da página, foi notório o crescimento das interações nas publicações feitas, por meio da quantidade de comentários, curtidas e compartilhamentos evidenciados no final do ano de 2023. O público atingido esboçou reações positivas quanto ao design das postagens e a escrita de fácil entendimento. Visto que, os assuntos abordados tratavam-se de aspectos atrelados ao dia-a-dia na sociedade, propiciando um maior interesse e curiosidade sobre as temáticas propostas. Dessa forma, durante o desenvolvimento do trabalho, tornou-se crucial e motivador popularizar o conhecimento científico por meio das redes sociais. Isso se revela como uma forma eficaz de estimular estudos, reflexões e fomentar o pensamento crítico. Outra motivação para esta iniciativa surgiu da reflexão apresentada por Nóvoa (2009), que destaca a discrepância entre o discurso pedagógico e as práticas reais, enfatizando a importância de uma formação docente contextualizada no ambiente profissional e de extensão. Essa perspectiva também se fundamenta nas ideias de Lopes (1997), que concebe a escola como um espaço dinâmico de construção e aprimoramento do conhecimento pedagógico, destacando a necessidade de adaptação e recontextualização constante. Cada prática buscava enriquecer as experiências educacionais no contexto da formação docente e de melhorias na educação. | - |
| Formato: dc.format | 12 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
| Título: dc.title | O protagonismo do bolsista do edital licenciaturas no Ensino de Química | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Outros | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: