A Pedagogia histórico crítica no Ensino de Ciências da Natureza

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrelo Junior, Nelson-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Reinaldo Faria de Melo e-
Autor(es): dc.creatorRocha, Matheus da Costa Moulin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34336-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920635-
Descrição: dc.descriptionUma das maneiras de se interpretar os fenômenos sociais e organização da sociedade, no geral é partindo da luta de classes, através do materialismo histórico dialético muitos desses mesmos fenômenos passam a ter uma interpretação lógica e racional para a sua existência. Uma das ferramentas utilizadas pela classe dominante para com a classe dominada é o próprio sistema educacional vigente. No entanto, durante vários anos da sociedade a educação não foi palco de disputa da luta de classes, mas essa perspectiva muda com o surgimento da pedagogia revolucionária. Revolucionária ela pela sua própria essência de romper completamente com tudo o que é vigente e estipular uma ferramenta de emancipação da classe trabalhadora perante as classes dominantes. A pedagogia histórico-crítica proposta por Saviani assume o papel de pedagogia revolucionária. O trabalho realizado é justamente a aplicação dessa mesma pedagogia no intuito de ensinar ciências. Por meio de uma prática de júri simulado, se abordou o conceito de mudanças climáticas, tendo como principal foco o estudo de termodinâmica, óptica e propagação de ondas. Esses conteúdos são essenciais para o entendimento do efeito estufa. O intuito desta ação pedagógica é não só empoderar a população dos conhecimentos historicamente acumulados ao longo da própria história da humanidade, mas também inserir os cidadãos num debate que é cada vez mais latente no mundo, tornando-os conscientes que as ações da classe dominante têm impactos estrondosos nas suas qualidades de vida.-
Descrição: dc.descriptionOne way to interpret social phenomena and the organization of society in general is by starting from the class struggle. Through dialectical historical materialism, many of these phenomena come to have a logical and rational interpretation for their existence. One of the tools used by the ruling class towards the dominated class is the current educational system itself. However, for many years, education was not a battleground for class struggle, but this perspective changes with the emergence of revolutionary pedagogy. Revolutionary in its essence, it breaks completely with what is current and establishes a tool for the emancipation of the working class from the dominant classes. The historical-critical pedagogy proposed by Saviani takes on the role of revolutionary pedagogy. The work carried out precisely involves the application of this pedagogy with the aim of teaching sciences. Through a simulated jury practice, the concept of climate change was approached, with a primary focus on the study of thermodynamics, optics, and wave propagation. These contents are essential for understanding the greenhouse effect. The aim of this pedagogical action is not only to empower the population with historically accumulated knowledge throughout human history but also to involve citizens in a debate that is increasingly prominent in the world, making them aware that the actions of the ruling class have tremendous impacts on their quality of life-
Descrição: dc.description86 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMudanças climáticas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectmudanças climáticas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectprodução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectClimate change-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Critical Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSCT-
Título: dc.titleA Pedagogia histórico crítica no Ensino de Ciências da Natureza-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.