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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Alexandre, Brenda da Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Humberto Marotta | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanfelici, Daniel de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Thairiny Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Sathyeh Araujo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35635 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920632 | - |
Descrição: dc.description | A Educação Ambiental (EA) é fundamental para mitigar a crise ambiental em andamento causada pelas atividades humanas, destacando a necessidade de integrar a educação à conscientização ambiental. Atualmente, existem várias vertentes de Educação Ambiental, mas três macrotendências são consideradas principais. São elas: conservacionista, pragmática e crítica. A conservacionista destaca o despertar de uma nova sensibilidade humana para com a natureza, a pragmática enfatiza o discurso da responsabilização individual na questão ambiental e a crítica tem como essência a problematização da realidade. Dado o potencial dos quadrinhos para introduzir conteúdos científicos, aprofundar conceitos e estimular discussões significativas, ainda é necessário compreender de forma abrangente seu papel na EA, especialmente na integração de ações individuais e coletivas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este estudo tem como objetivo avaliar a contribuição dos quadrinhos como uma ferramenta para a EA e sua relação com os ODS, conforme relatado na literatura científica brasileira nos últimos 30 anos. Foi realizada uma revisão sistemática em artigos brasileiros, teses de doutorado e dissertações de mestrado utilizando as bases de dados da CAPES e Google Acadêmico. Cada estudo foi classificado em uma ou mais das três abordagens de Educação Ambiental: conservacionista, pragmática e/ou crítica. Fatores adicionais considerados incluíram a cobertura de populações indígenas, tradicionais ou vulneráveis; região de estudo; ano de publicação; nível educacional; e a conexão dos temas abordados com os ODS. Os resultados revelaram que a maioria das publicações se concentrou na região Sudeste (41,9%), seguida pelo Nordeste (32,3%) e pelo Sul (12,9%). A abordagem pragmática foi mais prevalente (58,1%) do que a crítica (38,7%), enquanto a abordagem conservacionista foi a menos comum (3,2%). O ODS mais frequentemente abordado foi "Consumo e Produção Responsáveis" em ambas as abordagens de EA Pragmática e Crítica. A educação formal no nível fundamental (45,2%) foi o contexto educacional mais comumente associado às atividades com quadrinhos na EA. A análise também indicou que apenas dois estudos (6,7%) focaram em populações vulneráveis. Esses resultados sugerem que os quadrinhos podem contribuir para a educação ambiental de maneira acessível, dialógica e crítica, justificando estudos adicionais e uma aplicação mais ampla. | - |
Descrição: dc.description | Environmental Education (EE) is pivotal in mitigating the ongoing environmental crisis caused by human activities, highlighting the need to integrate education with environmental awareness. Currently, there are various strands of Environmental Education, but three main macro-trends are considered primary. These are: conservationist, pragmatic, and critical. The conservationist approach emphasizes the awakening of a new human sensitivity towards nature, the pragmatic approach focuses on the discourse of individual responsibility in environmental issues, and the critical approach is centered on the problematization of reality. Given the potential role of comics to introduce scientific content, deepen concepts, and stimulate meaningful discussions, a comprehensive understanding of their role in EE is still needed, particularly in integrating individual and collective actions with the Sustainable Development Goals (SDGs). This study aims to evaluate the contribution of comics as a tool for EE and their alignment with the SDGs as reported in the Brazilian scientific literature over the past 30 years. A systematic review was conducted on Brazilian papers, PhD theses, and Master's dissertations using the CAPES and Google Scholar databases. Each study was classified into one or more of three approaches to Environmental Education: conservative, pragmatic, and/or critical. Additional factors considered included the coverage of indigenous, traditional, or vulnerable populations; study region; year of publication; educational level; and the connection of topics addressed to the SDGs. The findings revealed that most publications were concentrated in the Southeast region (41.9%), followed by the Northeast (32.3%) and the South (12.9%). The pragmatic approach was more prevalent (58.1%) than the critical (38.7%), while the conservative approach was the least common (3.2%). The SDG most frequently addressed was "Responsible Consumption and Production" in both the Pragmatic and Critical EE approaches. Formal education at the elementary level (45.2%) was the most commonly associated educational context for comic activities in EE. The analysis also indicated that only two studies (6.7%) focused on vulnerable populations. These results suggest that comics can contribute to environmental education in an accessible, dialogical, and critical manner, warranting further study and broader application. | - |
Descrição: dc.description | 67 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Objetivos de desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | História em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development goals | - |
Título: dc.title | Histórias em quadrinhos como mediação à educação ambiental: interfaces com os objetivos do desenvolvimento sustentável | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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