Análise dos fatores determinantes da permanência e da evasão nos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Mato Grosso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Élida Furtado da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7372594936523250-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Virgílio Cézar da Silva e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0934800941246776-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5972489284824398-
Autor(es): dc.creatorMusis, Adriana Amorim de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35742-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920631-
Descrição: dc.descriptionRealizar uma análise comparativa dos trajetos acadêmicos de exdiscentes titulados e não titulados nos programas de pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a finalidade de identificar os padrões e as tendências que emergem desse contexto acadêmico Procedimentos/Método para a solução do problema: A análise exploratória dos dados envolveu o uso de estatísticas descritivas, testes de hipótese, análise textual pelo Método de Reinert (1990), além da aplicação de um modelo de regressão logística, validado utilizando a técnica holdout e o método de reamostragem bootstrap. Ao comparar os critérios de seleção de modelos AIC (Akaike Information Criterion) e BIC (Bayesian Information Criterion), optou-se qualitativamente pelo BIC. Toda a análise estatística foi realizada em R. Originalidade e contribuições: A pesquisa oferece como contribuição um modelo preditivo, que, integra análise descritiva e regressão logística em um dashboard interativo, com o objetivo de auxiliar gestores educacionais na identificação de padrões de evasão e na otimização de estratégias de retenção de discentes na pós-graduação stricto sensu. Alinhado à linha de pesquisa LACT 1 – Estratégia, Governo e Desenvolvimento, os dados gerados pelo estudo oferecem subsídios para a formulação de estratégias institucionais que visem aumentar a retenção de discentes. Produção Técnica/Tecnológica: O estudo gerou como produto técnico/tecnológico um dashboard interativo para análise de evasão (Software), ferramenta digital que permite aos gestores a identificação de padrões de evasão, para avaliar estratégias de retenção. O Relatório Técnico Conclusivo per se foi outro produto técnico/tecnológico gerado pelo estudo, que apresenta a metodologia e os resultados produzidos através da análise dos dados-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study is to analyze the factors that influence the permanence and evasion of students in the stricto sensu postgraduate programs at the Federal University of Mato Grosso (UFMT). The research seeks to compare the trajectories of graduate and undergraduate students, identifying patterns and variables that can help formulate effective strategies for student retention. Procedures/Method for solving the problem: Exploratory data analysis involved the use of descriptive statistics, hypothesis testing, textual analysis using the Reinert Method (1990), in addition to the application of a logistic regression model, validated using the holdout technique and the bootstrap resampling method. When comparing the AIC (Akaike Information Criterion) and BIC (Bayesian Information Criterion) model selection criteria, the BIC was chosen qualitatively. All statistical analysis was performed in R. Originality and contributions: The research offers as a contribution a predictive model, which integrates descriptive analysis and logistic regression in an interactive dashboard, with the objective of assisting educational managers in identifying dropout patterns and optimizing strategies for student retention in stricto sensu postgraduate programs. Aligned with the LACT 1 research line – Strategy, Government and Development, the data generated by the study provide support for the formulation of institutional strategies that aim to increase student retention. Technical/Technological Output: The study generated as a technical/technological product an interactive dashboard for dropout analysis (Software), a digital tool that allows managers to identify dropout patterns, to evaluate retention strategies. The Conclusive Technical Report per se was another technical/technological product generated by the study, which presents the methodology and the results produced through data analysis-
Descrição: dc.description159 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAbandono-
Palavras-chave: dc.subjectDesligamento-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectPermanência-
Palavras-chave: dc.subjectPós-graduação-
Palavras-chave: dc.subjectRetenção-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade pública federal-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDropout-
Palavras-chave: dc.subjectAbandonmen-
Palavras-chave: dc.subjectDismissal-
Palavras-chave: dc.subjectRetention-
Palavras-chave: dc.subjectPermanence-
Palavras-chave: dc.subjectPostgraduate studies-
Título: dc.titleAnálise dos fatores determinantes da permanência e da evasão nos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Mato Grosso-
Título: dc.titleAnalysis of the determining factors of permanence and evasion in Federal University of Mato Grosso's stricto sensu postgraduate courses-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.