Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Vitor Acioly-
Autor(es): dc.contributorSilva, Leonardo Carvalho da-
Autor(es): dc.contributorSigaud, Lucas Mauricio-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Gabriel Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34308-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920615-
Descrição: dc.descriptionA Física Moderna, além de ser um campo de conhecimento bastante intrigante por quebrar paradigmas científicos, contribuiu com diversos avanços científicos e tecnológicos, realizando mudanças significativas na dinâmica da sociedade. Porém, este ramo da Física não é amplamente trabalhado no Ensino Médio, não contextualizando a realidade atual de grande parte dos estudantes. Com isso, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal a criação de uma proposta de sequência didática, que trabalhe os conteúdos da Física Moderna presentes no Sirius, o acelerador de partículas nacional. O trabalho buscou entender como está organizado o Ensino de Física Moderna no país e relacionar as pesquisas e o funcionamento do grande equipamento brasileiro com as habilidades das competências específicas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias contidas na Base Nacional Comum Curricular-
Descrição: dc.descriptionModern Physics, in addition to being a very intriguing field of knowledge for breaking scientific paradigms, has contributed to several scientific and technological advances, making significant changes in the dynamics of society. However, this branch of Physics is not widely covered in High School (EM), not contextualizing the current reality of most students. Therefore, this course conclusion work's main objective is to create a proposal for a didactic sequence, which works on the contents of Modern Physics present in Sirius, the national particle accelerator. The work sought to understand how Modern Physics Teaching is organized in the country and relate research and the operation of large Brazilian equipment with the skills of specific competencies in the area of Natural Sciences and its Technologies contained in the National Common Curricular Base.-
Descrição: dc.description75 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física Moderna-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Palavras-chave: dc.subjectAcelerador de Partículas-
Palavras-chave: dc.subjectSírius-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física Moderna-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectAcelerador de partículas-
Palavras-chave: dc.subjectSirius-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Modern Physics-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic Sequence-
Palavras-chave: dc.subjectParticle Accelerator-
Palavras-chave: dc.subjectSirius-
Título: dc.titleUma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.