Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Vitor Acioly | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Leonardo Carvalho da | - |
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas Mauricio | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Gabriel Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34308 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920615 | - |
Descrição: dc.description | A Física Moderna, além de ser um campo de conhecimento bastante intrigante por quebrar paradigmas científicos, contribuiu com diversos avanços científicos e tecnológicos, realizando mudanças significativas na dinâmica da sociedade. Porém, este ramo da Física não é amplamente trabalhado no Ensino Médio, não contextualizando a realidade atual de grande parte dos estudantes. Com isso, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal a criação de uma proposta de sequência didática, que trabalhe os conteúdos da Física Moderna presentes no Sirius, o acelerador de partículas nacional. O trabalho buscou entender como está organizado o Ensino de Física Moderna no país e relacionar as pesquisas e o funcionamento do grande equipamento brasileiro com as habilidades das competências específicas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias contidas na Base Nacional Comum Curricular | - |
Descrição: dc.description | Modern Physics, in addition to being a very intriguing field of knowledge for breaking scientific paradigms, has contributed to several scientific and technological advances, making significant changes in the dynamics of society. However, this branch of Physics is not widely covered in High School (EM), not contextualizing the current reality of most students. Therefore, this course conclusion work's main objective is to create a proposal for a didactic sequence, which works on the contents of Modern Physics present in Sirius, the national particle accelerator. The work sought to understand how Modern Physics Teaching is organized in the country and relate research and the operation of large Brazilian equipment with the skills of specific competencies in the area of Natural Sciences and its Technologies contained in the National Common Curricular Base. | - |
Descrição: dc.description | 75 f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física Moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acelerador de Partículas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sírius | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física Moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acelerador de partículas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sirius | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Modern Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic Sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Particle Accelerator | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sirius | - |
Título: dc.title | Uma sequência didática sobre Física Moderna usando o acelerador de partículas Sirius | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: