O processo de feminização do magistério: Uma análise a partir das relações de gênero

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, R. B.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8021613526346249-
Autor(es): dc.contributorPaiva, A.L.S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorSilva, Geovana Tabachi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6748143521713365-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Karen Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34996-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920609-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de feminização do trabalho docente no Brasil, com o percurso histórico dos feminismos e a relação do trabalho de cuidado e a docência. Para contextualizar o tema, foi realizada uma revisão teórica, que buscam autoras e autores que discutem a referida temática e articulam de maneira histórica o processo que torna as mulheres maior número na docência e quais são as consequências desse processo que coloca o magistério como um “caminho natural” para as mulheres. Deste modo, esse trabalho se propõe a também entender como o percurso do feminismo e suas articulações foram importantes para pensar as mulheres na dicotomia público/privado. A partir disso, busca-se discussões antropológicas que pensam o cuidado enquanto um trabalho associado às mulheres, para assim articular com as percepções de que as professoras são enxergadas por um imaginário social que as associam diretamente ao ato de cuidar.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this article is to present the process of feminization of teaching work in Brazil, with a historical overview of feminism and the relationship between care work and teaching. In order to contextualize the topic, a theoretical review was carried out, looking for authors who discuss the subject and articulate in a historical way the process that makes women more likely to become teachers and what the consequences are of this process that makes teaching a "natural path" for women. In this way, this work also aims to understand how the path of feminism and its articulations have been important for thinking about women in the public/private dichotomy. Based on this, it seeks anthropological discussions that think of care as a job associated with women, in order to articulate with the perceptions that female teachers are seen by a social imaginary that associates them directly with the act of caring.-
Descrição: dc.description32-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGênero. Feminização do magistério. Educação. Cuidado-
Palavras-chave: dc.subjectGender. Feminization of teaching. Education. Care-
Título: dc.titleO processo de feminização do magistério: Uma análise a partir das relações de gênero-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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