Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, R. B. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8021613526346249 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, A.L.S. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0993142677246044 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Geovana Tabachi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6748143521713365 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Karen Felipe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34996 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920609 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de feminização do trabalho docente no Brasil, com o percurso histórico dos feminismos e a relação do trabalho de cuidado e a docência. Para contextualizar o tema, foi realizada uma revisão teórica, que buscam autoras e autores que discutem a referida temática e articulam de maneira histórica o processo que torna as mulheres maior número na docência e quais são as consequências desse processo que coloca o magistério como um “caminho natural” para as mulheres. Deste modo, esse trabalho se propõe a também entender como o percurso do feminismo e suas articulações foram importantes para pensar as mulheres na dicotomia público/privado. A partir disso, busca-se discussões antropológicas que pensam o cuidado enquanto um trabalho associado às mulheres, para assim articular com as percepções de que as professoras são enxergadas por um imaginário social que as associam diretamente ao ato de cuidar. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this article is to present the process of feminization of teaching work in Brazil, with a historical overview of feminism and the relationship between care work and teaching. In order to contextualize the topic, a theoretical review was carried out, looking for authors who discuss the subject and articulate in a historical way the process that makes women more likely to become teachers and what the consequences are of this process that makes teaching a "natural path" for women. In this way, this work also aims to understand how the path of feminism and its articulations have been important for thinking about women in the public/private dichotomy. Based on this, it seeks anthropological discussions that think of care as a job associated with women, in order to articulate with the perceptions that female teachers are seen by a social imaginary that associates them directly with the act of caring. | - |
Descrição: dc.description | 32 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero. Feminização do magistério. Educação. Cuidado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender. Feminization of teaching. Education. Care | - |
Título: dc.title | O processo de feminização do magistério: Uma análise a partir das relações de gênero | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: