Desenvolvimento do percurso de formação de equipe comercial como estratégia de gestão do conhecimento em uma empresa do setor elétrico: uma aplicação da Grounded Theory

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Júlio César Bispo-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Marcelo Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorRosa Junior, Leonardo Bonvini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920608-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta um mapeamento das percepções de funcionários de uma empresa de geração e comercialização de energia elétrica, direcionado para sua área comercial. O objetivo deste mapeamento é entender como o percurso de formação se relaciona com a gestão do conhecimento no presente contexto. Adotando como metodologia a Grounded Theory (GT), foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais da companhia, gerando dados que foram posteriormente codificados nos moldes da abordagem construtivista da GT. Os códigos obtidos foram analisados, comparados e organizados, resultando em uma teoria que emerge dos dados e explica o comportamento do conhecimento na área comercial da empresa estudada. O estudo evidencia a importância da formalização do conhecimento, que possibilita a retenção deste e a formação dos funcionários aptos a compreender o funcionamento do Setor Elétrico Brasileiro-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents a mapping of the perceptions of employees within an electricity generation and trading company, specifically focusing on its commercial area. The objective of this mapping is to understand how the training process relates to knowledge management in the current context. Adopting Grounded Theory (GT) as the methodology, semi-structured interviews were conducted with professionals from the company, generating data that were subsequently coded following the constructivist approach of GT. The obtained codes were analyzed, compared, and organized, resulting in a theory emerging from the data that explains knowledge behavior in the commercial area of the studied company. The study highlights the importance of formalizing knowledge, which enables its retention and the training of employees capable of understanding the operation of the Brazilian Electricity Sector-
Descrição: dc.description61 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSetor elétrico brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de contratação livre-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria fundamentada em dados-
Palavras-chave: dc.subjectÁrea comercial-
Palavras-chave: dc.subjectSetor elétrico-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian electricity sector-
Palavras-chave: dc.subjectFree contracting environment-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectGrounded theory-
Palavras-chave: dc.subjectCommercial area-
Título: dc.titleDesenvolvimento do percurso de formação de equipe comercial como estratégia de gestão do conhecimento em uma empresa do setor elétrico: uma aplicação da Grounded Theory-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.