Antirracismo e currículo da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: enegrecendo a agroecologia com o cientista George Washington Carver

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Silvio Cezar de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6615962296256883-
Autor(es): dc.contributorHabib, Paula Arantes Botelho Briglia-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabricia do Nascimento Silva de-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Brenda Cristine Leite-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920603-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo aborda a desconstrução do eurocentrismo no conhecimento científico, destacando a sua influência histórica na formação do pensamento e na narrativa dos processos coloniais que envolvem o campo, especialmente no contexto brasileiro. Ele enfoca a Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEdoC) e sua abordagem contra-hegemônica, evidenciando disciplinas voltadas para questões étnico-raciais e afro-brasileiras, como Educação e Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-brasileira. No entanto, apesar do compromisso com disciplinas afrodiaspóricas, há uma lacuna nas discussões teóricas sobre a contribuição de cientistas negros na agricultura e agroecologia. O artigo propõe valorizar outras formas de conhecimento, além do paradigma tradicional da ciência ocidental, ressaltando a necessidade de uma análise mais inclusiva e representativa na educação. Ao contextualizar o eurocentrismo no pensamento científico, o texto aborda a vida e obra do cientista George Washington Carver na desconstrução desse paradigma, fortalecendo abordagens críticas por meio do estudo das relações étnico-raciais. Destaca-se a relevância de reavaliar a história oficial, destacando as contribuições das culturas africanas e afrodescendentes. Discute-se sobre a relação teórica na inclusão de disciplinas étnico-raciais na integração desses estudos com disciplinas de agroecologia de forma interdisciplinar. Por fim, o artigo busca contribuir para uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo, utilizando Carver como base para examinar a inclusão e representatividade de estudos agrários e afrodiaspóricos no currículo da LEdoC.-
Descrição: dc.descriptionThis article addresses the deconstruction of Eurocentrism in scientific knowledge, emphasizing its historical influence on the formation of thought and narrative of colonial processes that involve the field, particularly within the Brazilian context. It focuses on the Interdisciplinary Degree in Rural Education (LEdoC) and its counter-hegemonic approach, highlighting disciplines focused on ethnic racial and Afro-Brazilian issues, such as Education and Degree in Rural Education (LEdoC) and its counter-hegemonic approach, highlighting disciplines focused on ethnic-racial and Afro Brazilian issues, such as Education and Ethnic Racial Relations and Afro-Brazilian History and Culture. However, despite the commitment to Afro-diasporic disciplines, there is a gap in theoretical discussions regarding the contribution of Black scientists in agriculture and agroecology. The article proposes to value other forms of knowledge, beyond the traditional paradigm of Western science, highlighting the need for a more inclusive and representative analysis in education. By contextualizing Eurocentrism in scientific thought, the text addresses the life and work of scientist George Washington Carver in deconstructing this paradigm, strengthening critical approaches through the study of ethnic-racial relations. The relevance of reevaluating official history is highlighted, highlighting the contributions of African and Afro-descendant cultures. The theoretical relationship in the inclusion of ethnic-racial disciplines in the integration of these studies with agroecology disciplines in an interdisciplinary way is discussed. Finally, the article seeks to contribute to a critical analysis of the Pedagogical Political Project of the Interdisciplinary Degree in Rural Education, using Carver as a basis to examine the inclusion and representation of agrarian and Afro-diasporic studies in the LEdoC curriculum.-
Descrição: dc.description16 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEurocentrismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectRelações Étnico-Raciais-
Título: dc.titleAntirracismo e currículo da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: enegrecendo a agroecologia com o cientista George Washington Carver-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.