Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Baptista, Bárbara Gomes Lupetti | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6684240224402695 | - |
Autor(es): dc.contributor | Meirelles, Delton Ricardo Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5083083833733404 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Kátia Sento Sé | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1715387197125009 | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Tiago Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/35704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920599 | - |
Descrição: dc.description | A partir de uma inquietação provocada pela constatação da ausência quase completa no curso de graduação em Direito de estudos sobre comunicação, este trabalho busca: (1) primeiramente, conhecer o tamanho do abismo que separa os estudos sobre comunicação e os estudos jurídicos na formação dos profissionais em nível de graduação; (2) a partir da observação comparativa entre as audiências judiciárias e as sessões de mediação judicial, entender o quanto esse abismo entre comunicação e direito reflete nas práticas judiciárias e interfere na condução dos processos e na relação entre os cidadãos e o Judiciário, observando o quanto os espaços e a presidências desses ritos influenciam na forma como as partes se comunicam e compreendem os rituais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os temas de Linguística Forense e Acesso à Justiça, além de uma pesquisa empírica que envolveu: (1) uma análise quantitativa da matriz curricular das 30 mais bem pontuadas universidades brasileiras no ranking da OAB, para analisar quantas delas possuem alguma disciplina com o conteúdo de comunicação social; (2) a observação de 25 audiências de instrução e julgamento através do site Audiências Online e de 5 sessões de mediação por vídeo conferência realizadas no âmbito do NUPEMEC do TJRJ. Como resultados, a pesquisa quantitativa nos trouxe números simbólicos da falta de estudo sobre o tema “comunicação” e “linguagem” na grade curricular dos cursos de Direito no Brasil. Já as observações das audiências e a sua comparação com as sessões de mediação nos mostrou como a personalidade do juiz interfere na forma como a comunicação durante a audiência é conduzida e como a situação de desinformação dos depoentes em relação aos procedimentos acaba por afetar a forma como eles expõem suas informações. Nas sessões de mediação, o menor grau de formalidade e as técnicas de comunicação empregadas se mostraram grandes ferramentas para a construção de uma comunicação acessível aos jurisdicionados, ainda que isso não garanta uma total compreensão dos significados empregados na interação | - |
Descrição: dc.description | Based on a concern provoked by the almost complete absence of studies on communication in Law graduation courses, this work seeks: (1) firstly, to know the size of the gap that separates studies on communication and legal studies in the training of professionals at undergraduate level; (2) from the comparative observation between judicial hearings and judicial mediation sessions, to understand how much this gap between communication and law reflects in judicial practices and interferes in the conduct of proceedings and in the relationship between citizens and the Judiciary, observing how much the spaces and the presidency of these rites influence the way the parties communicate and understand the rituals. To this end, a bibliographic review was conducted on the themes of Forensic Linguistics and Access to Justice, in addition to an empirical research that involved: (1) a quantitative analysis of the curricula of the 30 best ranked Brazilian universities in the OAB ranking, to analyze how many of them have some discipline with social communication content; (2) the observation of 25 trial hearings through the Audiências Online website and of 5 mediation sessions by video conference carried out in the NUPEMEC of the TJRJ. As a result, the quantitative research brought us symbolic numbers of the lack of study on the subject of "communication" and "language" in the curriculum of law courses in Brazil. The observations of t e hearings and their comparison with the mediation sessions showed us how the personality of the judge interferes in the way the communication during the hearing is conducted and how the lack of information of the deponents in relation to the procedures affects the way they present their information. In the mediation sessions, the lower degree of formality and the communication techniques employed proved to be great tools for the construction of an accessible communication to the subjects, even if this does not guarantee a full understanding of the meanings employed in the interaction | - |
Descrição: dc.description | 70 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e Direito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Jurídico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à Justiça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação de conflitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à justiça | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication and Law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legal Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Access to Justice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflict Mediation | - |
Título: dc.title | O dito pelo não dito: a ausência dos estudos sobre comunicação no Direito e seus reflexos na comunicação não inclusiva praticada pelo judiciário | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: