Melancolia, fim do mundo e papéis de gênero: uma análise sociológica do filme de Lars von Trier.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScotto, G.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4148205819933960-
Autor(es): dc.contributorCoutinho, G.G.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3816115320336044-
Autor(es): dc.contributorGajanigo, Paulo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0143913182375405-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Rebeka Pessanha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920593-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa o filme Melancolia (2011), dirigido pelo dinamarquês Lars von Trier, por meio dos conceitos de histeria feminina, papéis de gênero, fato social e Stimmung. A investigação sociológica é realizada com base na temática do longa-metragem, observando a dinâmica entre as personagens Justine e Claire por meio da relação de papéis de gênero e identidade e em como a interiorização dos fatos sociais é agravada pela iminência do fim do mundo. O estudo tem em vista aprofundar a compreensão das emoções das protagonistas em relação às dinâmicas sociais retratadas no filme, destacando a convergência entre individualidade e coletividade e seu papel na ilustração do comportamento das personagens. A metodologia empregada é qualitativa, com levantamento bibliográfico de obras teóricas relevantes, incluindo estudos sobre histeria feminina conforme as teorias de Freud e Foucault. Esse levantamento possibilita uma base teórica robusta para a análise das cenas e personagens do filme.-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzes the film Melancholia (2011), directed by Danish filmmaker Lars von Trier, through the concepts of female hysteria, gender roles, social fact, and Stimmung. The sociological investigation is based on the themes covered throughout the film, observing the dynamics between the characters Justine and Claire through the lens of gender roles and identity. It wonders how the internalization of social facts is exacerbated by the impending end of the world. The study aims to deepen the understanding of the protagonists' emotions in relation to the social dynamics portrayed in the film, highlighting the convergence between individuality and collectivity and its role in illustrating the characters' behavior. The methodology employed is qualitative, involving a bibliographic review of relevant theoretical works, including studies on female hysteria according to Freud's and Foucault's theories. This review provides a robust theoretical foundation for analyzing the film's scenes and characters.-
Descrição: dc.description28-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLars von Trier. Fim do Mundo. Fato social. Cinema. Gênero. Stimmung-
Palavras-chave: dc.subjectLars von Trier. End of the world. Social Fact. Cinema. Gender. Stimmung-
Título: dc.titleMelancolia, fim do mundo e papéis de gênero: uma análise sociológica do filme de Lars von Trier.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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