Economia comportamental e o fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro: uma análise do efeito framing

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Autor(es): dc.contributorMuradian, Roldan-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0545916791465707-
Autor(es): dc.creatorZago, Roberta de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920587-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas, desenvolveu-se uma nova visão sobre as preferências individuais, denominada "economia comportamental". É um campo de pesquisa multidisciplinar que combina conhecimentos da economia, psicologia, entre outras áreas, ao tentar explicar o comportamento humano de tomada de decisão, tendo como um de seus principais objetivos a compreensão do comportamento do consumidor. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo estudar a presença do efeito framing nas estratégias de vendas do fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo corresponde ao método exploratório e descritivo, de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas. O objetivo foi cumprido, pois, ao analisar as estratégias de venda utilizadas na Black Friday on-line no Brasil, foram identificadas e apresentadas as semelhanças com o conceito de framing, especificamente o goal framing.-
Descrição: dc.descriptionOver the last few decades, a new vision regarding individual preferences called "behavioral economics" has been developed. It is a multidisciplinary filed of research that combines knowledge from economics, psychology, among other areas, as it tries to explain the human decision-making behavior, having as one of its main objectives the understanding of consumer behavior. From this, the present work aims to study the presence of the framing effect in the sales strategies of the black friday phenomenon in Brazilian e-commerce. The methodology used in this study corresponds to the exploratory and descriptive method, of a qualitative nature, based on bibliographic research. The objective was achieved, because, when analyzing the sales strategies used on Black Friday online in Brazil, they were identified and attended to as similarities with the concept of framing, specifically goal framing.-
Descrição: dc.description46 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito de enquadramento-
Palavras-chave: dc.subjectEnquadramento de objetivos-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Friday-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectComércio eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioral economics-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito framing-
Palavras-chave: dc.subjectGoal framing-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Friday-
Palavras-chave: dc.subjectE- commerce-
Título: dc.titleEconomia comportamental e o fenômeno Black Friday no e-commerce brasileiro: uma análise do efeito framing-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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