Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDassie, Bruno Alves-
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorFrança, Denise Medina-
Autor(es): dc.creatorFrickes, Luisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-03T11:43:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-03T11:43:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920586-
Descrição: dc.descriptionO Colégio Nova Friburgo (CNF) foi uma instituição de ensino secundário fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, ao longo dos seus 26 anos de existência empreendeu uma experiência educacional baseada no Método de Ensino por Unidades Didáticas (MUD), elaborado por Irene Mello Carvalho e inspirado em dois métodos que o antecederam: os Passos da Instrução Formal de Herbart e o Plano Morrison. A instituição, que ao ser inaugurada, em 1950, levava o nome de Ginásio Nova Friburgo (GNF), foi a primeira no então estado do Rio de Janeiro a adotar as classes experimentais, regulamentadas apenas em 1959. Sendo assim, é legítima a sua importância dentro do contexto educacional do estado do Rio de Janeiro durante período histórico no qual funcionou. Nessa marcha, com o intuito de criar maior entendimento a respeito da aplicação do MUD (largamente exaltado pelos agentes históricos do CNF) no colégio e no ensino de Matemática dentro da instituição. a atual pesquisa se propõe a analisar cinco unidades didáticas da disciplina de Matemática colhidas a partir de duas fontes: a Revista Curriculum, periódico científico editado pelo CNF e pela FGV durante 14 anos, que servia como meio de divulgação da experiência educacional implementada no colégio, além de tratar de outras temáticas acerca da educação; e, o livro de Irene Mello Carvalho, O Ensino Por Unidades Didáticas, também editado pela FGV. Ao examinar as 48 edições da revista, foram identificados três planos de unidade de Matemática, cujos temas são: áreas de figuras planas; sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas; e, gráficos. No que se refere à obra de Irene, são divulgados quatro planos de unidade, sendo dois destes também da disciplina de Matemática. A primeira trata de expressões algébricas, enquanto a segunda tem como temática principal o estudo de cônicas. Dessa forma, a presente pesquisa busca lançar um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de Matemática aplicadas e divulgadas pelo corpo docente do CNF. Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação e relaciona-se ao projeto História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino, do grupo de pesquisa História & Educação Matemática (HEDUMAT).-
Descrição: dc.description141 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Nova Friburgo-
Palavras-chave: dc.subjectUnidades Didáticas-
Palavras-chave: dc.subjectClasses Experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Nova Friburgo-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Units-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental Classes-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Practices-
Palavras-chave: dc.subjectMath Teaching-
Título: dc.titleUma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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