Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Mackson Luiz Fernandes da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7009995632636621 | - |
Autor(es): dc.contributor | Penna, Adriana Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4001142271622004 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Elizandra Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1822479471813746 | - |
Autor(es): dc.creator | Lagreca, Fabrício Barreto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-03T11:43:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-03T11:43:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34396 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920579 | - |
Descrição: dc.description | O estudo teve como objetivo analisar como os jogos eletrônicos estão presentes no cotidiano de estudantes de escola pública e particular do Município de Niterói considerando o período pandêmico. A Pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. O trabalho foi organizado com uma contextualização do que são jogos eletrônicos e a história de desenvolvimento das plataformas de jogos. Como instrumento de coleta de dados aplicamos um questionário em alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio ZeroHum e Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-Uff). Através desse questionário refletimos sobre o perfil de acesso a jogos eletrônicos desses estudantes, o consumo semanal de jogos eletrônicos em horas e se jogos eletrônicos estão sendo aplicados na Educação Básica, mais especificamente na disciplina de Educação Física escolar. Como resultado, obtivemos que os jogos eletrônicos estão fortemente presentes nas vivências dos estudantes. Mas também percebemos que a temática dos jogos eletrônicos estão pouco presentes nas escolas, inclusive nas aulas de Educação Física, que por sua característica poderia utilizar os jogos eletrônicos tanto como conteúdo como ferramenta metodológica. | - |
Descrição: dc.description | The study aimed to analyze how electronic games are present in the daily lives of public and private school students in the city of Niterói, considering the pandemic period. The Research is characterized as descriptive, with a quantitative and qualitative approach. The work was organized with a contextualization of what electronic games are and the development history of game platforms. As a data collection instrument, we applied a questionnaire to students in the 1st and 2nd years of high school at Colégio ZeroHum and Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-Uff). Through this questionnaire, we reflect on the access profile of these students to electronic games, the weekly consumption of electronic games in hours and whether electronic games are being applied in Basic Education, more specifically in the discipline of Physical Education at school. As a result, we found that electronic games are strongly present in students' experiences. But we also noticed that the theme of electronic games is not very present in schools, even in Physical Education classes, which, due to their characteristics, could use electronic games both as content and as a methodological tool. | - |
Descrição: dc.description | 28 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Título: dc.title | Os jogos eletrônicos no cotidiano de estudantes da educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: